HCPA busca voluntários para teste de medicamento contra Covid-19

Foto: Divulgação/HCPA

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está convidando pessoas a participarem do estudo clínico SCORPIO-HR, uma pesquisa de Fase 3 que busca avaliar um medicamento experimental para tratar a Covid-19 em pacientes que não estão hospitalizados, e que investiga como ele pode ajudar nos sintomas prolongados. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no HCPA ou por telefone.

Podem participar do estudo pessoas com mais de 18 anos, que sofrem de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e testaram positivo para Covid-19 nos últimos três dias. Além disso, pessoas acima de 65 anos, imunocomprometidas ou em tratamento com imunossupressores também podem participar.

Conduzido em 20 países, o estudo SCORPIO-HR é liderado pelo HCPA. Ele terá duração de cerca de 24 semanas e envolverá um grupo que receberá o medicamento experimental e outro que receberá um placebo. As consultas de acompanhamento podem ser feitas pessoalmente ou virtualmente, e todas as despesas serão reembolsadas.

O medicamento em análise, o ensitrelvir, é um inibidor de protease 3CL desenvolvido em colaboração entre a Universidade Hokkaido e a empresa farmacêutica Shionogi & Co., Ltda. Este medicamento tem como objetivo interromper a replicação do vírus Sars-CoV-2.

Se você quiser mais informações ou se inscrever para participar do estudo, visite o Hospital de Clínicas na Avenida Protásio Alves, 211 – Bloco C – 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ligue para (51) 3359-6283.