Detalhes sobre o vestibular da UFRGS são divulgados

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

O Vestibular 2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está próximo. A instituição divulgou no final da semana passada que o processo seletivo contará com a distribuição de 4.023 vagas em mais de 90 cursos de graduação. As inscrições estão abertas pelo site da UFRGS de 28 de agosto a 25 de setembro, com uma taxa de R$ 180.

Quanto ao total de vagas, 2.654 delas são ingresso no primeiro semestre de 2024 e 1.369 para o segundo semestre do mesmo ano.

As provas objetivas estão programadas para acontecer em dois dias: 25 e 26 de novembro, acompanhadas por uma redação. Elas contarão com 15 questões nas disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.

A UFRGS já anunciou a lista de obras obrigatórias para a redação do vestibular 2024. As adições mais recentes incluem “A terra dos mil povos” de Kaká Werá, “Água funda” de Ruth Guimarães, “Cem anos de solidão” de Gabriel García Márquez e “Um útero é do tamanho de um punho” de Angélica Freitas.

Quanto aos municípios e locais das provas, as informações estarão disponíveis no Portal do Candidato a partir de 6 de novembro. A UFRGS já divulgou as cidades onde as provas serão realizadas: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. A alocação dos candidatos fora de Porto Alegre seguirá a ordem de inscrição, levando em conta o número de candidatos em cada município.