Cerca de 50 bairros de Cruz Alta enfrentam falta de água há mais de 30 horas

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Moradores de mais de 50 bairros em Cruz Alta, na Região Noroeste, estão enfrentando problemas de abastecimento de água desde sábado (8) às 17h. Como resultado, as aulas em pelo menos 40 escolas municipais e 17 estaduais foram canceladas pela Prefeitura nesta segunda-feira (10).

De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema começou quando uma bomba de recalque na Estação de Tratamento de Água apresentou falhas eletromecânicas. Na noite de ontem (9), equipes da empresa substituíram o equipamento. A previsão é que o serviço seja normalizado gradualmente até o final da tarde desta segunda.

A Corsan informou que apenas os moradores dos bairros Planalto, Progresso, Tamoio e Begay têm água, pois essas áreas são abastecidas por poços. A cidade já enfrentou problemas de falta de abastecimento em março, quando ocorreu um incidente na central de captação Lajeado da Cruz, deixando cerca de 60 mil pessoas sem água.

O serviço de limpeza dos reservatórios da cidade, que estava previsto para terça-feira (11) e quarta-feira (12), foi cancelado.