Suárez brilha como garçom do Grêmio e já participou de 45% dos gols da equipe no ano

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 no domingo (4), e Luis Suárez foi responsável pela assistência decisiva que garantiu o triunfo do Grêmio. Contratado para ser artilheiro da equipe, o uruguaio também tem sido o garçom do time no ano.

Entre todos os centroavantes do Brasileirão, o camisa 9 tricolor é o líder em assistências na temporada, de acordo com o Sofascore. Ele já concedeu oito passes para gol, o que o coloca em primeiro lugar no time comandado por Renato Portaluppi.

Suárez ocupa a 13ª posição na lista de principais artilheiros do Brasil em 2023, com 14 gols marcados. O líder é Cano, do Fluminense, com 24 gols. No total, o atacante gremista esteve envolvido em 22 gols ao longo da temporada.

Nas partidas em que Suárez esteve em campo, o Grêmio marcou 49 gols (sendo 55 gols no ano). Isso significa que o uruguaio influenciou em 44,8% dos gols da equipe tricolor nos jogos em que participou.

A taxa de participação de Cano nos gols do Fluminense é de 40,6%. Ele não registrou nenhuma assistência. Pedro, do Flamengo, com 22 gols e três assistências, possui uma taxa de participação de 44,6%. Já o jogador Hulk, do Atlético-MG, apresenta o índice mais alto entre os principais centroavantes do país, com 19 gols e cinco assistências, resultando em um envolvimento direto de 48% nos gols da equipe.

Um jogador de outra posição que se destaca em participações de gol é Roger Guedes. Mesmo em um Corinthians com um ataque menos efetivo, o meia-atacante marcou 18 gols e deu assistência para outros, contribuindo para 36 gols da equipe nos jogos em que foi utilizado, gerando uma taxa de 52,7%.

Os números da temporada de Suárez:

  • 25 jogos disputados
  • 14 gols marcados
  • 8 assistências
  • Participação em gol a cada 99 minutos
  • 98 chutes (53 no gol)
  • 51 passes decisivos