Escola Municipal de Novo Hamburgo receberá parceria com Instituto Vini Jr.

Foto: Divulgação/Prefeitura NH

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Adolfina Diefenthaler, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, continua a receber reconhecimento por sua participação no prêmio Melhores Escolas do Mundo do ano passado. Desta vez, a instituição foi abordada pelo Instituto Vini Jr., que desenvolve projetos educacionais em escolas públicas, para a instalação de uma sala temática.

Essa será a primeira ação do instituto no Rio Grande do Sul. A escola receberá um Centro de Tecnologia (CT) Base, um espaço inspirado em estádios de futebol, equipado com smartphones, tablets, computadores, TV e um gramado sintético. Nas paredes, serão exibidas imagens do jogador, com o intuito de inspirar os estudantes.

Em um vídeo apresentado aos professores da escola, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira afirmou: “Não queremos criar um novo Vinícius. Queremos criar um grande cidadão que possa escolher seu futuro, queira estudar e passar mais tempo na escola“.

Além da sala, por meio da parceria, estudantes e professores terão acesso ao aplicativo Base, que utiliza a linguagem do futebol para criar conteúdos educativos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresentado em formato de jogo e destinado às turmas de 1º ao 5º ano do Fundamental, a plataforma conta com questões que são respondidas pelos estudantes. Conforme avançam na competição, as crianças conquistam medalhas e troféus. Os resultados estarão disponíveis para os professores, auxiliando-os na identificação das áreas em que os alunos encontram dificuldades.

A previsão é de que tanto o aplicativo quanto o CT Base estejam disponíveis na escola no segundo semestre deste ano. Os professores participarão de formações oferecidas pelo instituto para aproveitar plenamente os recursos disponíveis.