Rua de Porto Alegre receberá o nome de importante ambientalista gaúcha

Foto: Arquivo Pessoal

Pioneira na luta pelo meio ambiente no Rio Grande do Sul, Giselda Escosteguy Castro, será homenageada com uma rua em Porto Alegre. A placa será descerrada em uma cerimônia amanhã (8), às 11h, no bairro Lageado, Zona Sul da cidade. A iniciativa partiu do vereador Carlos Comassetto, autor da homenagem.

Natural de Santana do Livramento, Giselda faleceu em 2012 aos 89 anos. Pioneira em vários aspectos, sua jornada começou aos 41 anos, quando decidiu se dedicar ao trabalho voluntário.

A ambientalista desafiou o regime autoritário da época e chegou a ser fichada e monitorada pelos órgãos de segurança da ditadura. Ao lado de pessoas como Magda Renner, Hilda Zimmermann e José Lutzenberger, Giselda participou de protestos e discussões nas décadas de 1970 e 1980.

Ela também foi uma das fundadoras da Ação Democrática Feminina Gaúcha, que posteriormente se tornou o Núcleo Amigos da Terra Brasil. Giselda lutou pela preservação dos morros de Porto Alegre e contribuiu para o projeto Guaíba Vive, representando o movimento ambientalista em conferências internacionais, inclusive na ONU.