RS registra mais três óbitos por dengue

Foto: Fiocruz Imagens

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou hoje (1º), mais três óbitos causados por dengue no Rio Grande do Sul. Com esses novos casos, o Estado chega a 43 mortes provocadas pela doença em 2023.

Os óbitos confirmados são de um homem de 70 anos, residente em Santa Maria, que tinha comorbidade e faleceu no dia 25 de maio, e de duas mulheres. Uma delas, de 88 anos, era moradora de Ijuí e também faleceu no dia 25 de maio. A outra vítima, morava no município de Não-Me-Toque, e veio a óbito na última terça-feira (30).

Situação da dengue no Estado

Neste ano, o RS já contabiliza 19.457 casos confirmados de dengue. Dentre eles, 17.777 são considerados autóctones, ou seja, as pessoas foram infectadas dentro do próprio Estado. Os demais casos são classificados como importados, quando os indivíduos contraíram a doença em outras regiões e depois retornaram ao Rio Grande do Sul.

No ano passado, Estado registrou os maiores índices de dengue em toda a sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. O número total de óbitos relacionados à doença foi de 66.

Fique atento aos sintomas

A SES reforça a importância de que a população busque atendimento médico nos serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas de dengue. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e possíveis complicações que podem levar ao óbito.

Entre os sintomas estão febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e erupção cutânea. Além disso, é importante a adoção de medidas preventivas, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.