Primeira morte causada pelo vírus Oz no mundo é confirmada

Foto: Les Day/Global Biodiversity Information Facility

O Japão confirmou a primeira morte no mundo causada pela infecção do vírus Oz na última sexta-feira (23). De acordo com o governo, a vítima era uma mulher de 70 anos que faleceu no ano passado. Acredita-se que os carrapatos comuns encontrados nas regiões de Kanto, no centro e oeste do país, sejam os portadores do vírus.

A idosa apresentou sintomas como perda de apetite, mal-estar, dores nas articulações e febre alta. Ela foi submetida a testes para coronavírus, mas os resultados foram negativos. A paciente recebeu tratamento com antibióticos devido a uma pneumonia e foi liberada para observação em casa. No entanto, ela precisou retornar à internação.

Exames posteriores revelaram diminuição das plaquetas, distúrbios no fígado e uma reação inflamatória intensa. Os médicos notaram picadas de carrapatos na paciente, o que levantou suspeitas de transmissão por esses parasitas. Testes também foram realizados para verificar se bactérias causadoras da febre maculosa estavam presentes, mas os resultados foram negativos.

Além disso, a idosa tinha problemas cardíacos e exames indicaram um quadro de miocardite.

O vírus Oz foi detectado em alguns carrapatos em 2018, e pesquisas apontaram para sua disseminação em animais selvagens de várias regiões do Japão. No entanto, essa é a primeira morte registrada em um ser humano. O governo está conduzindo investigações sobre o vírus.