Prefeitura de Porto Alegre promove vacinação contra Covid-19 e gripe em escolas

Cristine Rochol/PMPA

A partir desta segunda-feira (26), a prefeitura de Porto Alegre inicia mais uma fase do mutirão de vacinação contra a gripe (influenza) e a Covid-19, direcionado às escolas da rede municipal. O objetivo é ampliar a imunização nas instituições de ensino da cidade. Nesta etapa, serão contempladas 11 escolas, sendo que cinco delas iniciarão a campanha na segunda-feira.

Até o último domingo (25), a cobertura vacinal contra influenza em crianças de seis meses a seis anos na capital gaúcha era de 28,6%.

Na manhã de segunda-feira, equipes de agentes de saúde estarão presentes em cinco escolas para realizar a vacinação: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) JP Patinho Feio, localizada no bairro São Geraldo; Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Eva Carminatti e Onofre Pires, ambas situadas no bairro Lomba do Pinheiro; Escola Estadual de Educação Básica Almirante Bacelar, localizada no bairro Morro Santana; e EEI Protásio Alves, também em Morro Santana.

É importante ressaltar que estudantes menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis durante a aplicação da vacina.

“Estamos trabalhando para que o número siga avançando, com o objetivo de darantir a saúde das crianças e adolescentes e reduzir a busca às emergências e internações em função de doenças respiratórias”, destaca Vânia Frantz, diretora de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta campanha de vacinação itinerante, mais de 5,8 mil doses de vacinas contra gripe e Covid-19 já foram aplicadas nesse público-alvo.