Pika, o mamífero solitário, está em risco de extinção

Foto: Getty Image

Um pequeno animal, de mais ou menos 20 centímetros, de aparência única, conhecido como Pika Ili, foi descoberto em 1983 e agora está em perigo de desaparecer. Este mamífero, semelhante a um ursinho de pelúcia, vive nas montanhas do noroeste da China e é extremamente solitário.

O cientista chinês Weindong Li foi o responsável por encontrar o Pika Ili enquanto estudava doenças infecciosas e recursos naturais na região montanhosa. Ele avistou o animal pela primeira vez quando o ele saiu de uma fenda em uma rocha.

Percebendo que aquele animal era desconhecido, o cientista coletou uma amostra e a enviou para análise na Academia Chinesa de Ciências. A primeira foto do Pika Ili foi registrada apenas 30 anos depois de sua descoberta, em 2014, durante uma expedição à cordilheira onde a espécie vive.

Este pequeno mamífero habita altitudes entre 2.800 e 4.100 metros nas montanhas Tianshan, se alimentando de vegetais e levando uma vida solitária, sem a presença de outros de sua espécie.

Nos anos 1990, estimava-se que havia cerca de dois mil pikas no mundo. No entanto, esse número vem diminuindo constantemente, levando a espécie a ser incluída na lista de animais ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Uma curiosidade é que a semelhança física e de nome entre o Pika Ili e o personagem Pikachu é apenas uma coincidência. A artista Atsuko Nishida, criadora do Pikachu, já afirmou que o personagem mais famoso da franquia Pokémon foi inspirado em esquilos.

O nome, por sua vez, é uma combinação de uma onomatopeia japonesa para o som de uma faísca elétrica (pika) e o som que um rato faz (chu).