Paul McCartney revela uso de inteligência artificial para criar uma música “final” dos Beatles

Photofest

Paul McCartney surpreendeu o público ao anunciar que uma nova música dos Beatles será lançada este ano, graças ao uso da inteligência artificial (IA). Em uma entrevista à rádio BBC, McCartney explicou que a inspiração para finalizar a música veio do documentário de 2021, “Get Back”, dirigido por Peter Jackson, que utilizou IA para extrair a voz de John Lennon de uma antiga fita cassete.

A música em questão era uma demo de John Lennon, que os Beatles estavam trabalhando para o que seria o último disco da banda. Com o auxílio da IA, eles conseguiram purificar a voz de John e mixar a música, seguindo os processos normais de produção. McCartney confirmou que a música será lançada ainda este ano.

A decisão de concluir a música foi motivada pela experiência de Peter Jackson ao extrair a voz de John Lennon da fita cassete. McCartney descreveu como Jackson conseguiu separar a voz de John e o piano usando IA, instruindo a máquina a isolar os elementos desejados.

Embora não tenha sido revelado qual é a música em questão, especula-se que seja uma peça de Lennon de 1978 chamada “Now And Then”. Essa nova música será o primeiro projeto “novo” dos Beatles desde o lançamento de “Free As A Bird” e “Real Love”, como parte dos álbuns “Anthology”.

Quanto ao uso da IA no campo da música, McCartney expressou sentimentos ambivalentes, descrevendo-o como algo assustador e emocionante. No entanto, ele também reconheceu que é o futuro e que será interessante ver para onde essa tecnologia nos levará.