Papa Francisco passará por cirurgia no intestino

Foto: Divulgação/Vaticano

O Papa Francisco, de 86 anos, será submetido a uma cirurgia no intestino no hospital Gemelli, em Roma, durante a tarde de hoje (7), de acordo com um comunicado divulgado pelo Vaticano. A expectativa é que o pontífice permaneça internado por alguns dias.

Segundo o comunicado, a operação é necessária para reparar uma laparocele, que é uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz, geralmente resultado de uma cirurgia anterior. Essa condição pode ser causada também por obesidade, idade avançada ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.

A equipe médica do hospital decidiu realizar a cirurgia nos últimos dias, pois a condição estava causando obstruções dolorosas no intestino. A operação será realizada sob anestesia geral.

O Papa Francisco chegou ao hospital às 11h30 de Roma (6h30 de Brasília). Ontem (6), ele passou por uma série de exames no mesmo hospital.

Esta é a segunda vez que Francisco é internado no Hospital Gemelli. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando ele passou por uma cirurgia de diverticulite. Em março, o pontífice já havia sido internado para tratar uma infecção respiratória. Na ocasião, foi inicialmente anunciado que ele faria exames de rotina, mas acabou ficando no hospital por alguns dias após receber o diagnóstico de infecção respiratória.

Recentemente, no dia 26, o Papa cancelou sua agenda devido a uma febre. O Vaticano informou que ele não recebeu visitas nas audiências agendadas para aquela data, mas não forneceu mais detalhes sobre sua saúde em resposta a perguntas da imprensa.