Combate ao tráfico: Mais de 400 mandados judiciais são cumpridos no RS e em outros estados do país

Foto: Divulgação/ Polícia Civil RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está realizando na manhã de hoje (07), a operação Fim da Linha – do Oiapoque ao Chuí. O objetivo é combater uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Nesta fase, estão sendo cumpridos 403 mandados de busca e apreensão em 22 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. No RS, ações ocorrem em Barra do Quaraí e Uruguaiana.

A investigação teve início em 2021 e está sendo conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Passo Fundo. A polícia já realizou três fases anteriores da operação, que resultaram em apreensões de veículos, bloqueio de contas bancárias, prisões e apreensão de drogas.

Nesta quarta fase, o foco principal é investigar a lavagem de dinheiro realizada pelas organizações criminosas. Foram identificadas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas que estavam sendo utilizadas para movimentar o dinheiro obtido com o tráfico de drogas.

A operação conta com o apoio de 1,3 mil policiais. No Rio Grande do Sul, são cumpridos 19 mandados, sendo 13 em Barra do Quaraí e seis em Uruguaiana.

Segundo a polícia, muitos suspeitos são de outros estados, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Goiás e Bahia.