Nova vacina contra a dengue estará disponível no Brasil a partir da próxima semana

Foto: Divulgação

Uma nova vacina contra a dengue estará disponível no Brasil a partir da semana que vem, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a Qdenga é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue.

Inicialmente, o imunizante será administrada apenas na rede privada, em clínicas, laboratórios e farmácias. O preço de cada dose será estabelecido entre R$ 301,27 e R$ 402,05, conforme a tabela de preços da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A Qdenga recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Seguem algumas informações sobre a vacina, conforme divulgado pela Anvisa:

– Indicada para pessoas de 4 a 60 anos;
– Administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações;
– Composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue;
– Pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.

Quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS), ainda não há prazo para que a Qdenga seja disponibilizada na rede pública. A liberação depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão responsável por assessorar o Ministério da Saúde em decisões desse tipo.

Até então, a única vacina disponível no Brasil contra a dengue era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Essa vacina é recomendada apenas para pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue. Ela protege contra uma possível segunda infecção.

Vale destacar que o Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, chamada Butantan-DV. Os ensaios clínicos de fase 3 mostraram uma eficácia de 79,6% na prevenção da doença. Os estudos devem continuar até que todos os voluntários completem cinco anos de acompanhamento, em 2024. Após esse período, a vacina poderá ser submetida à aprovação da Anvisa.