Melo rescinde contrato com empresa responsável pela coleta automatizada

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

Na noite de ontem (02), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou a rescisão do contrato com o Consórcio Porto Alegre Limpa. A empresa era responsável pela coleta automatizada de resíduos orgânicos em 20% da cidade.

Segundo a prefeitura, depois de tentativas de solucionar o problema junto ao consórcio, essa foi a saída encontrada. “Na relação de boa fé e respeitando os aspectos legais da licitação realizada, esgotamos todas as possibilidades de resolver dentro do contrato em vigor. Estamos adotando um conjunto de medidas para reverter esse triste cenário e pedimos desculpas à população afetada”, afirmou Melo.

A decisão foi tomada após reclamações de moradores da Capital, devido a problemas na prestação de serviço. Em bairros como Santana, Rio Branco e Higienópolis, era possível encontrar containers transbordando de lixo.

Próximos passos

Como medida emergencial, a prefeitura ampliou a operação do Consórcio Porto Limp, encarregado da coleta domiciliar regular nos outros 80% da cidade. Equipes adicionais foram designadas para recolher o lixo manualmente nos locais atendidos pelos contêineres, enquanto o novo serviço é implantado.

Além disso, a prefeitura irá abrir um edital de licitação para contratar uma nova empresa emergencialmente, que será responsável pela coleta automatizada.