Lenda da Bossa Nova, Astrud Gilberto, morre aos 83 anos

Foto: Reprodução

Na noite de segunda-feira (5), Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos. Em 1965, a cantora brasileira se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano pelo clássico “Garota de Ipanema”, em parceria com Stan Getz, na versão em inglês. Astrud se tornou a voz da bossa nova no exterior, conquistando fãs ao redor do mundo.

A notícia de seu falecimento foi compartilhada no Facebook por sua nora, Adriana Magalhães Hoineff, por meio de uma publicação feita por sua neta, Sofia Gilberto, no Instagram. A causa não foi divulgada.

Trajetória

Astrud nasceu em 1940 em Salvador, filha de uma brasileira e um alemão. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro em 1947. Anos depois, em 1959 se casou com João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, em 1959, e tiveram João Marcelo Gilberto.

A carreira de Astrud teve início em 1960, e ela se mudou para os Estados Unidos três anos depois com o marido. Foi nesse mesmo ano que ela participou do álbum “Getz/Gilberto”, uma colaboração entre João Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz, com arranjos de Tom Jobim. O álbum incluiu a icônica versão de “Garota de Ipanema” e foi um grande sucesso. Astrud foi indicada ao Grammy de melhor performance feminina e artista revelação pelo álbum.

Astrud e João Gilberto se separaram em 1964. No ano seguinte, ela lançou seu primeiro trabalho solo, intitulado “The Astrud Gilberto Album”. Ao longo de sua carreira, Astrud lançou 18 discos, sendo o último deles “The Diva Series”, lançado em 2003 e gravado em diversos idiomas.