Inscrições para o Sisu do 2º semestre abrem hoje

Juca Varella/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (19), tem início o prazo de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023. Os interessados terão até às 23h59 de quinta-feira (22) para se inscreverem no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O resultado será divulgado no dia 27 deste mês, e a classificação dos estudantes será baseada na nota obtida no Enem 2022. As matrículas poderão ser feitas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, com destaque para as universidades e institutos federais.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que seleciona os estudantes de acordo com suas notas no Enem, levando em consideração as escolhas feitas pelos candidatos. É importante ressaltar que não é permitido ter tirado zero na redação do Enem.

No processo seletivo do Sisu, o estudante pode escolher até duas opções de curso dentre as oferecidas. Durante o período de inscrições, é possível alterar essas opções, sendo válida a última inscrição registrada no sistema.

Caso não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso, o candidato ainda tem a oportunidade de concorrer às vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de junho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.

A distribuição das vagas também segue a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa lei determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservem, em cada processo seletivo, no mínimo 50% das vagas por curso e turno para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, sendo metade dessas vagas destinada a pessoas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

As instituições têm autonomia para adotar suas próprias políticas e ações, como reservas de vagas e aplicação de bônus na nota dos candidatos que se enquadrem no perfil indicado. O Sisu realiza o cálculo automático e gera uma nova nota de acordo com as especificações de cada instituição.