Governo brasileiro solicita investigação sobre ataques racistas contra o Fluminense na Copa Libertadores

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

O governo do Brasil tomará medidas para pedir às autoridades argentinas que investiguem os ataques racistas direcionados ao Fluminense durante o jogo contra o River Plate, na quarta-feira (7) pela Libertadores, em Buenos Aires. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que solicitará formalmente a atuação das autoridades competentes da Justiça e Segurança da Argentina diante desse episódio inaceitável.

“Mais um episódio inaceitável. Irei solicitar formalmente a atuação das autoridades competentes da Justiça e Segurança da Argentina”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Antes do início da partida no Estádio Monumental de Núñez, torcedores do River Plate foram flagrados fazendo gestos racistas e supostamente imitando macacos. Além disso, os insultos racistas também ocorreram nas ruas da capital Buenos Aires.

O técnico do Fluminense, Fernando Diniz, criticou essas atitudes e afirmou que a Conmebol deve tomar uma atitude em relação a isso, classificando-os como uma vergonha para o país e para a cidade. Vale ressaltar que outros casos de ataques racistas ocorreram recentemente na Argentina, envolvendo torcedores do Newell’s Old Boys contra jogadores do Santos.

Esses incidentes acontecem pouco tempo após o escândalo das agressões sofridas pelo craque Vinicius Júnior, do Real Madrid, durante o jogo contra o Valencia no Estádio Mestalla. Em resposta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que a seleção brasileira usará um uniforme preto como forma de protesto contra o racismo no amistoso contra Guiné, em Barcelona.