Ciclone extratropical no RS: como ajudar as vítimas

Foto: Divulgação/Prefeitura Porto Alegre

Uma forte tempestade causada por um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul, resultando em mortes, desaparecidos e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica desde a noite de quinta-feira (15). Diante dessa situação de emergência, prefeituras e órgãos estaduais estão adotando medidas para lidar com os danos e auxiliar os afetados.

Veja abaixo como colaborar:

Prefeitura de Porto Alegre

O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D’Eu, 66, no bairro Santana, está aberto para acolher as pessoas atingidas pela tempestade. O local tem capacidade para abrigar até 50 pessoas e já conta com cerca de 20 presentes. Foram disponibilizados kits de higiene, alimentação e camas para os abrigados.

Estão sendo aceitas doações de alimentos e roupas de inverno. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está fornecendo transporte para o recebimento dessas doações. Entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 193.

Rio Grande Contra Fome

A Assembleia Legislativa está promovendo uma ação para receber doações de alimentos e agasalhos para as famílias afetadas pelas tempestades. A iniciativa está localizada em frente ao Auditório Araújo Vianna, na Redenção.

É sugerido que as doações sejam preferencialmente de leite, café, biscoitos e óleos. Todos os donativos serão destinados à Defesa Civil.

Prefeitura de Canoas

A prefeitura informa que o Centro de Esporte e Lazer São Luís, na Rua Engenheiro Rebouças, 1000; o Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151; e o Centro de Convivência do Idoso, Rua Clemente Pinto, 92 estão acolhendo as pessoas desabrigadas.

A necessidade é por alimentos e agasalhos para auxiliar os afetados pela tempestade. Entre em contato com a Defesa Civil de Canoas pelos telefones (51) 99322-5764 e 3476-3400.

Prefeitura de Montenegro

As equipes da prefeitura estão trabalhando na retirada de famílias de áreas inundadas pelo Rio Caí devido à tempestade. Essas famílias estão sendo acolhidas no ginásio do bairro Cinco de Maio, em Montenegro.

Em caso de necessidade, ligue para a Defesa Civil no telefone (51) 99459-4755.

Maquiné

Cerca de 50 pessoas estão alojadas no salão paroquial da cidade e outras estão abrigadas nos telhados de suas casas, de acordo com o prefeito João Marcos Bassani dos Santos. Essa é considerada a maior enchente da história da cidade, e é feito um apelo para que as pessoas façam doações aos afetados.

Atualmente, o salão está recebendo doações apenas no local, na Rua General Osório. A Secretaria de Assistência Social da prefeitura da cidade informa que não está conseguindo buscar os donativos.

Prefeitura de Esteio

Famílias ficaram desabrigadas devido ao grande volume de chuvas, que resultou no transbordamento dos arroios Sapucaia e Esteio. Segundo a prefeitura, 12 pessoas foram acolhidas no Ginásio Municipal Edgar Piccini, localizado no bairro Olímpica.

O Ginásio Edgar Piccini também está recebendo doações. Entre em contato com a Defesa Civil de Esteio pelos telefones (51) 3563-4352 ou 193.

São Leopoldo

O Ginásio Municipal Celso Morbach está acolhendo as pessoas desalojadas e fornecendo a assistência necessária. Há espaço disponível para abrigar animais de estimação. Outras pessoas desabrigadas estão sendo encaminhadas para a Associação Meninos e Meninas de Progresso (Ammep), para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Chico Xavier e para o Centro de Espiritualidade Padre Arturo (Cepa).

É possível fazer doações no Ginásio Municipal Celso Morbach, incluindo alimentos, itens de higiene e ração para animais de estimação. A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e 98924-7852.

Prefeitura de Ivoti

As doações podem ser feitas no Instituto Ivoti, Corpo de Bombeiros, Comunidade Católica e no Comitê contra a Fome.

São aceitos alimentos, roupas, colchões, cobertores, água e materiais de limpeza. Em casos de emergência, entre em contato com os bombeiros pelo telefone (51) 3563-4352 ou 193.

Defesa Civil de Tramandaí

A Prefeitura de Tramandaí está oferecendo assistência às pessoas que tiveram danos em suas casas e necessitam de lonas e materiais. Basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Entre em contato pelo telefone (51) 98200-8010.