CBF anuncia jogo entre Brasil e Espanha em ação contra o racismo

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta segunda-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que a Seleção Brasileira enfrentará a Espanha em um amistoso programado para março de 2024. Além de ser uma preparação para as competições, o jogo também terá um propósito especial no combate ao racismo. A partida será realizada em território espanhol, em uma cidade que ainda será definida.

Atletas brasileiros, com destaque para Vinicius Junior, têm sido alvos de atos racistas nos campos de futebol espanhóis. Essa situação foi uma das motivações para que as duas entidades agendarem esse amistoso.

“O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade

De acordo com a CBF, Rubiales liderou a campanha “Racistas, fuera del fútbol” (“Racistas, fora do futebol”, em tradução livre), na Espanha. O objetivo dessa iniciativa é erradicar atitudes racistas e xenófobas dos campos de futebol, conscientizando os torcedores de que insultos e comportamentos discriminatórios não são tolerados sob qualquer circunstância.