Azeite gaúcho é premiado como o melhor do Hemisfério Sul

Foto: Roberta Pereira/Fazenda Serra dos Tapes

Um azeite do Rio Grande do Sul recebeu o reconhecimento como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Prêmio Mario Solinas de Qualidade, um dos mais importantes prêmios da indústria. Promovido pelo Conselho Oleícola Internacional, esse prêmio é considerado o “Oscar” dos azeites extravirgens. O produto premiado é o Potenza Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, localizada em Canguçu, na Região Sul.

O sommelier Cláudio Santos é a responsável por criar o azeite. Segundo ele, o produto possui uma acidez máxima de 0,014% e é feito a partir de três variedades de azeitonas. Ele também destaca que o azeite é perfeito para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, saladas, frutos do mar e sobremesas.

O Prêmio Mario Solinas é um dos principais reconhecimentos para azeite de oliva e existe desde o ano 2000. Leva o nome de um pesquisador italiano que foi responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do produto. Neste ano, cerca de 117 produtos foram analisados, principalmente da Europa. O melhor azeite do mundo foi premiado a uma marca italiana.

A primeira safra da Fazenda Serra dos Tapes foi no ano passado, com uma produção de aproximadamente 10 mil litros de azeite. Já em 2023, a produção alcançou 41 mil litros. A expectativa para o próximo ano é ultrapassar a marca de 71 mil litros.