Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O treinador interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, anunciou no domingo (28) os jogadores selecionados para os amistosos contra Guiné e Senegal, marcados para os dias 17 e 20 de junho, respectivamente. Uma das novidades foi o lateral-direito Vanderson, ex-Grêmio, que teve sua primeira convocação na carreira.
O jovem é considerado um dos laterais mais promissores da Europa, para a seleção brasileira. Originário de Rondonópolis (MT), Vanderson começou sua trajetória aos 12 anos na escolinha Vila Aurora, sob a tutela do treinador Sebastião Xavier. No entanto, ele enfrentou um período de inatividade após a falência do clube. Após essa fase, Vanderson passou por diversas tentativas de aprovação em testes, e quase desistiu de seguir no futebol.
Contudo o lateral foi visto por um observador da base do Grêmio, que levou o jogador para fazer teste no Tricolor. O jogador foi destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior e conquistou espaço no clube aos poucos, até completar os treinos do elenco profissional.
Em seguida, Vanderson ganhou a posição de titular no Grêmio durante o segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Mesmo com o rebaixamento do Grêmio para a Série B do Brasileirão em 2021, o desempenho de Vanderson foi notável e o jogador foi vendido para o Monaco da França.
Além do lateral-direito, Joelinton, do Newcastle foi outra novidade na convocação. Confira a lista completa:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo)
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Ibañez (Roma), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense)
Volantes: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle) e Casemiro (Manchester United)
Meias: Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)
Atacantes: Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras) e Vinicius Junior (Real Madrid)