Steven Berghuis, jogador do Ajax, soca torcedor após insultos racistas: Conheça sua trajetória

Foto: Reprodução

No último domingo (28), Steven Berghuis, jogador do Ajax, tomou a atitude de socar um torcedor após ter ouvido insultos racistas direcionados a seu companheiro de time, Brian Brobbey. A atitude repercurtiu no mundo todo, em meio à diversos episódios de racismo dentro do futebol. Mas afinal, quem é Steven Berghuis?

A ligação com o esporte é de família. Seu pai, Frank Berghuis, foi jogador profissional e atualmente atua como diretor de talentos do Go Ahead Eagles, um time da primeira divisão holandesa. Além disso, seu irmão, Tristan Berghuis, de 27 anos, é treinador da equipe sub-21 do Go Ahead Eagles.

O jogador holandês estreou pela seleção em 2016 e participou da Euro 2020, na qual a Holanda foi eliminada nas oitavas de final pela República Tcheca. Com 31 anos, Berghuis chegou ao Ajax em 2021, após o clube desembolsar cerca de 4 milhões de euros (equivalente a aproximadamente R$ 24 milhões na época) para contratá-lo do Feyenoord, seu rival.

Além disso, Berghuis falhou em converter um pênalti durante as quartas de final da Copa de 2022 contra a Argentina, resultando na eliminação da seleção holandesa.

O soco desferido por Steven Berghuis ocorreu após ele ouvir insultos racistas contra Brian Brobbey, seu companheiro de equipe. O incidente ocorreu quando os jogadores deixavam o estádio após a derrota por 3 a 1 para o Twente, em um jogo realizado fora de casa. O agressor teria gritado que Brobbey é um “câncer negro”.

Segundo portal Daily Mail, o clube holandês onde o jogador atua divulgou comunicado citando que multou o atacante por considerar que a ação foi negativa.