Temperaturas devem subir a níveis históricos até 2027, alerta Organização Meteorológica Mundial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um comunicado da Organização Meteorológica Mundial (OMM) colocou o mundo em alerta entre o período 2023-2027. Isso porque, de acordo com o órgão, os próximos anos serão, muito provavelmente, os mais quentes já registrados na história. A explicação para isso é o impacto dos gases do efeito estufa e do fenômeno meteorológico El Niño, que estão provocando o aumento das temperaturas.

De acordo com a OMM, “há 98% de probabilidades de que ao menos um dos próximos cinco anos, e o quinquênio em seu conjunto, seja o mais quente já registrado”. O organismo especializado das Nações Unidas calcula ainda em 66% a probabilidade de que a temperatura média anual da superfície da Terra supere em 1,5°C os níveis pré-industriais durante pelo menos um dos cinco anos. Os Acordos de Paris sobre o clima (2015) estabeleceram como objetivo limitar o aumento das temperaturas globais neste século abaixo de 2°C na comparação com os níveis pré-industriais de 1850 a 1900, ou a 1,5°C na medida do possível.

Os dados publicados nesta quarta-feira não significam que seja algo permanente, mas se refere a um aquecimento a longo prazo sobre vários anos. “A OMM, no entanto, está soando o alarme ao anunciar que vamos superar o nível de 1,5°C de forma temporária ou com mais frequência“, destacou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.