RS é o segundo estado com mais microcervejarias do Brasil

Rio Grande do Sul é referência também na produção de cervejas artesanais, com 285 microcervejarias instaladas, espalhadas em 126 municípios
(Crédito: Divulgação/Tupiniquim)

Tem cerveja pra todo o lado no território gaúcho. O Rio Grande do Sul, que já era referência no churrasco, agora completa o menu com a bebida preferida do brasileiro. O Estado agora é exemplo também na produção de cervejas artesanais, com 285 microcervejarias instaladas, espalhadas em 126 municípios, segundo o Palácio Piratini. Os números deixam o Rio Grande do Sul como o segundo estado com maior quantidade de estabelecimentos no País. 

Os dados mostram que a capital gaúcha também ganha destaque nacional. Nesse cenário, Porto Alegre é a segunda cidade com mais cervejarias no Brasil. São 43 fábricas registradas no município. Em todo o Estado, a estimativa é de que cerca de 300 marcas de cerveja que não possuem fábrica própria e produzem de forma terceirizada.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as microcervejarias geram 54% das vagas de emprego do segmento no país. O setor tem grande relevância econômica e é responsável por cerca de 3% das cervejas produzidas no Brasil. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias, Filipe Bortolini, os dados indicam um amplo espaço para crescimento. 

“Geramos mais empregos em relação às grandes, mas ainda temos que melhorar no aspecto da produtividade, pois somos um mercado novo, em crescimento e que tem muito a evoluir. Estamos no caminho certo”, salientou Bortolini.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, afirma que é notória a evolução e a inovação do segmento.

“É uma área que gera muito emprego e que precisa de melhor competitividade. É exatamente nessa linha que estamos trabalhando”, disse o secretário.

Produção das microcervejarias são premiadas no Brasil

Conforme o Governo do Estado, os estilos Pilsen, Ipa, Stouts, Red Ale, Apas, Weiss são os mais produzidos no Rio Grande do Sul. A cerveja Pilsen é a mais vendida. A qualidade e a diversidade das cervejas são pontos de destaque da produção, deixando as microcervejarias gaúchas entre as mais premiadas do país. 

Duas fábricas do RS já foram destacadas por cinco vezes com o título de melhor do Brasil, no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau. A cervejaria Tupiniquim alcançou o prêmio três vezes e a Alem Bier, duas vezes. A Suricato Ales também foi premiada como melhor cervejaria brasileira de pequeno porte em 2019.

“As premiações de Melhor Cervejaria do Brasil nos certificaram pelo trabalho que realizamos e pela qualidade que sempre buscamos. Esse reconhecimento chancela a nossa produção”, disse Christian Bonotto, da cervejaria Tupiniquim.

Além do excelente sabor e as diversas opções para harmonizar com pratos da culinária local, o setor cervejeiro gaúcho traz consigo grande potencial de turismo, por meio da criação de rotas cervejeiras, aliadas aos eventos, fortalecendo os setores de transporte, gastronomia e hotelaria.

“É muito importante essa questão das rotas cervejeiras, mas é preciso avançar, divulgar e iniciar um trabalho conjunto que possa estimular as microcervejarias, o consumo e ações relacionadas ao turismo”, completa Bortolini.