Projeto de lei reconhece trabalho do guasqueiro como patrimônio histórico e cultural do RS

Foto: Halder Ramos/Divulgação

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa ontem (24) um projeto de lei que reconhece o trabalho do guasqueiro como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Os guasqueiros são artistas que utilizam couro cru para produzir uma variedade de peças, como encilhas, bainhas para facas, chaveiros e outros artigos tradicionais gauchescos.

Segundo o texto proposto pelo deputado Gaúcho da Geral (PSD), essa tradição remonta ao período de colonização espanhola e portuguesa na América do Sul, quando o “gaúcho histórico” começou a desempenhar as tarefas campeiras, incluindo a caça de gado selvagem abandonado pelos jesuítas espanhóis. Daí surgiu a necessidade de fabricar artigos de couro para a montaria.

Hoje (24), a partir das 18h, será realizada uma exposição no foyer do Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, que terá o guasqueiro como tema central. Durante o evento, será lançado o livro “Guasqueiro”, escrito por Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza.

A mostra, que ficará em exibição até o dia 27 de maio, contará com peças que retratam a formação do gaúcho, incluindo uma “pelota” (uma embarcação de couro primitiva), artigos de montaria como estribos e esporas feitos de couro, um inusitado canhão missioneiro feito de “taquaruçu” (taquara grossa) e couro, além de uma coleção de boleadeiras, que era a principal arma de caça e guerra utilizada pelos gaúchos no passado.