Nasa realiza reunião para discutir fenômenos aéreos não identificados

Foto: US Department of Defense/ASSOCIATED PRESS

A Nasa reuniu um grupo de especialistas para discutir publicamente o estudo sobre os “fenômenos aéreos não identificados” (UAPs), conhecidos como óvnis. Durante a exibição dos dados, eles revelaram que analisaram mais de 800 casos de avistamentos, porém ainda não chegaram a conclusões específicas. Um relatório completo com o resumo das investigações será publicado nas próximas semanas.

O painel, composto por 16 especialistas de diversas áreas, como física e astrobiologia, foi formado para examinar avistamentos de óvnis não classificados e outros dados coletados por setores governamentais e civis comerciais. O objetivo do grupo é combater o estigma em torno do assunto, que pode prejudicar as investigações, conforme explicaram os especialistas. Por exemplo, alguns pilotos relutam em relatar essas anomalias, o que resulta em subnotificação dos casos.

A reunião de hoje (31) teve como foco realizar as deliberações finais antes da publicação do relatório. A investigação busca analisar os dados disponíveis, identificar formas de coletar dados futuros e avançar na compreensão científica do tema.

É importante ressaltar que, até o momento, não há evidências comprovadas de que esses fenômenos sejam de origem extraterrestre. No entanto, a Nasa considera esses avistamentos como assuntos de interesse nacional e de segurança aérea dos Estados Unidos. O estudo visa coletar dados de forma robusta e torná-los acessíveis ao público.