Hospital São Vicente de Paulo suspende cirurgias eletivas em Passo Fundo

Foto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o maior de Passo Fundo e região, está enfrentando restrições na sua emergência devido à superlotação. Além da emergência, as enfermarias também estão com alta ocupação, levando o hospital a suspender as cirurgias eletivas agendadas até quarta-feira (24).

A decisão foi motivada pela necessidade de liberar leitos para pacientes que aguardam cirurgias urgentes, conforme explicou Josiane Diehl Moia, responsável técnica pela emergência. Cirurgias gerais, ortopédicas, urológicas e casos estáveis foram cancelados, mantendo apenas os casos urgentes, oncológicos e pacientes que podem ser liberados no mesmo dia. No total, 25 cirurgias eletivas foram reagendadas, estes serão mantidos na mesma posição da fila.

Na emergência, é recomendado que pacientes sem urgência busquem as unidades de saúde nos bairros ou o hospital municipal. Após avaliação, se necessário, eles serão encaminhados para um dos dois hospitais de alta complexidade da cidade.

A situação no Hospital de Clínicas (HC) é semelhante. Embora a unidade tenha 23 leitos de emergência, atualmente estão internados 31 pacientes, além de outros 11 em observação, resultando em uma taxa de ocupação de 135%.