Homens são presos por esquema de lavagem de dinheiro e extorsão na região metropolitana

Foto: Raquel Hoefel/Polícia Civil

Na manhã de hoje (25), a Polícia Civil realizou a Operação Xerxes para combater um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e extorsões. Cerca de 250 policiais cumpriram 54 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva em Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canoas e na cidade do Rio de Janeiro. Oito pessoas foram presas.

Durante a operação, foram apreendidos 34 veículos, incluindo 3 jet skis e carros de luxo. Além disso, 17 imóveis, avaliados em mais de R$ 7 milhões, foram indisponibilizados, e contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas.

A investigação, conduzida pelo delegado Filipe Bringhenti, revelou a existência de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo membros de uma organização criminosa. O objetivo desse esquema era disfarçar a origem ilícita de valores provenientes do tráfico de drogas e, principalmente, de extorsões praticadas contra moradores de um loteamento em Viamão, na Região Metropolitana.

Cada morador dos cerca de 600 lotes era obrigado a pagar uma mensalidade à associação. Aqueles que não pagavam eram ameaçados, agredidos e expulsos da comunidade. Os valores das extorsões eram depositados nas contas da associação e passavam por “contas de passagem” antes de serem transferidos para as contas dos criminosos ou de empresas constituídas por eles ou por terceiros (laranjas).

Uma barbearia foi a empresa que mais se beneficiou desse esquema, expandindo-se com a abertura de diversas franquias, inclusive no Rio, enquanto seus proprietários ostentavam um estilo de vida luxuoso. Estima-se que cerca de R$ 33 milhões tenham sido lavados por meio dessa rede de estabelecimentos em um período de 2 anos e meio.

Embora as autoridades não revelem os nomes dos envolvidos, informações do GZH apontam que os principais alvos da operação são dois irmãos, Jackson Fabiano Benedik e Robson Juliano Benedik, apontados como mentores do esquema, com participação na associação e controle da conta bancária da entidade. A polícia afirma que eles lideram uma célula de uma facção em Viamão e ambos estão detidos no Presídio Central, em Porto Alegre.

Erick Berkai Fernandes, que concorreu a deputado estadual pelo Solidariedade em 2018, é apontado pela polícia como um dos articuladores da lavagem de dinheiro e operador de contas bancárias. Ele foi preso na operação desta quinta.

Dois irmãos dele — ambos sócios das barbearias —, além da mãe e do pai, também são investigados por movimentações suspeitas de valores. Todos atuam no mesmo ramo. Os irmãos, Allan e Nicholas Berkai Fernandes, também foram detidos.