Governo do Estado se pronuncia após morte de bebê pelotense que aguardava transferência para Porto Alegre

Foto: Arquivo pessoal

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, se pronunciou hoje (18) sobre o caso da menina Larah Silveira de Oliveira, que ficou 99 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula em Pelotas, na Região Sul, aguardando transferência para Porto Alegre, onde teria o tratamento necessário. A bebê, diagnosticada com uma malformação no intestino delgado, ainda durante a gestação, permaneceu no hospital local desde o seu nascimento e morreu ontem (17).

De acordo com Arita, a equipe médica do hospital em Pelotas determinou que Larah não possuía condições clínicas para ser transferida a um hospital especializado na Capital, mesmo com uma decisão judicial emitida um dia antes do óbito, exigindo a transferência da criança. A mãe de Larah, Dariane Fonseca, afirma que os médicos lhe garantiram que a menina poderia ser transportada de forma segura e receber um tratamento mais adequado.

O Hospital São Francisco de Paula comunicou que Larah estava cadastrada no Sistema de Regulação de Leitos, mas não houve disponibilidade de vaga para transferência durante o período de internação.

O sepultamento de Larah ocorreu na tarde de quarta-feira em Pelotas, deixando saudade para sua mãe, seu pai e seus irmãos mais velhos. A família busca respostas sobre a trágica perda e espera por esclarecimentos sobre as circunstâncias que envolvem o caso.