FIFA planeja agrupar seleções por regiões para minimizar viagens em Copa do Mundo de 2026

Foto: Divulgação

As seleções que competirão na Copa do Mundo de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, serão organizadas por regiões para minimizar viagens extensas na fase inicial do campeonato, conforme revelado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Segundo a agência AFP, durante um evento em Los Angeles, onde o logo oficial do Mundial foi apresentado, Infantino explicou que a decisão é consequência do alcance da próxima edição do torneio.

“O desafio é toda a logística que envolve a organização em três países-sede. É um continente: três países e não três países pequenos, três países grandes. As distâncias, os horários, as diferenças climáticas também: altitude no México, nível do mar em outras partes”, disse Infantino

Esse vai ser o primeiro Mundial com 48 seleções, e também o primeiro co-sediado por três nações. Dentro dessa estrutura, para a FIFA é crucial estabelecer um ambiente apropriado para que os times e os fãs desfrutem das melhores condições possíveis, evitando “viagens excessivas, especialmente no começo” da competição.

De acordo com o líder da FIFA, aspectos como deslocamentos e organização de concentrações, além da mobilidade das equipes durante a Copa, foram temas de discussão em um encontro em Doha, que contou com a presença dos 32 treinadores envolvidos no Mundial do Catar.

Em 2026 haverá algumas viagens envolvidas, mas vamos coordenar e garantir que sejam as melhores condições possíveis para as equipes”, afirmou.