Foto: Douglas Mafra/DetranRS
O Detran RS está alertando os gaúchos para mais um golpe envolvendo o pagamento de taxas e débitos de veículos. De acordo com a autarquia, golpistas estão disponibilizando links falsos, guias e até códigos PIX fakes, que direcionam o pagamento para pessoas físicas.
Confira como não cair nessa:
Para evitar prejuízos, a recomendação é sempre pesquisar em canais oficiais dos órgãos estaduais:
– Licenciamento e IPVA via Central de Serviços do DetranRS, no site oficial, via canais da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados;
– Taxas são pagas via Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), entregues nos Centros credenciados do DetranRS (como CFCs e CRVAs) ou acessíveis pelo rs.gov.br, site oficial do Detran e/ou na Central de Serviços;
– Em caso de PIX, sempre gerar o código para pagamento nos canais oficiais do Governo do Estado: portal rs.gov.br, Central de Serviços do DetranRS; site ou aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS).
Antes de confirmar o pagamento, é necessário conferir se o valor será creditado a um CNPJ de um órgão do Governo do Estado, seja DetranRS ou Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA).