Decisão na final de 93 e eliminações: o retrospecto do Grêmio contra o Cruzeiro, próximo adversário na Copa do Brasil

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio conheceu seu próximo adversário na Copa do Brasil na tarde desta terça-feira (2). O Cruzeiro vai ser o desafio do Tricolor nas oitavas de final. As duas equipes se enfrentaram em 2016 e 2017 no torneio, com cada um saindo vitorioso em um ano, além disso, os dois maiores vencedores da competição já protagonizaram a final da Copa do Brasil em 1993. Confira o raio-x do confronto:

Tu viu?

Grêmio e Inter conhecem seus adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil

Grêmio marca jogo treino contra Aimoré para dar ritmo a jogadores que voltam de lesão

Histórico na Copa do Brasil

Grêmio e Cruzeiro já se encontraram em três oportunidades no torneio. Com jogos de ida e volta. A primeira vez foi em 1993, justamente na decisão da competição. Na ocasião, a Raposa saiu vencedora. A primeira partida em Porto Alegre ficou no 0 a 0 e na volta, o Cruzeiro levou a melhor vencendo por 2 a 1. O gol do título ficou marcado por uma falha do goleiro gremista, Eduardo.

Na segunda oportunidade, o Grêmio foi superior aos mineiros e passou de etapa, em 2016. No primeiro jogo, o Tricolor venceu por 2 a 0, no Mineirão e na volta, a equipe assegurou o empate em 0 a 0, chegando na final. Naquele ano o Tricolor foi campeão.

A última vez que os times se encontraram na Copa do Brasil foi no ano seguinte, novamente nas semifinais do torneio. No primeiro jogo o Grêmio venceu por 1 a 0 em Porto Alegre, porém na volta o Cruzeiro devolveu o resultado e passou nas penalidades por 3 a 2. O Cruzeiro veio a ser o campeão daquele ano. 

O duelo demonstra um equilíbrio de todas as formas. Nas seis partidas, cada equipe teve duas vitórias e dois empates. 

Confrontos em geral

No histórico geral do confronto, os dois times se enfrentaram por 10 torneios diferentes. O Cruzeiro leva vantagem no número de vitórias. São 77 jogos, com 32 vitórias do Cruzeiro, 21 empates e 24 vitórias do Tricolor. 

O último encontro entre os dois times ocorreu há uma semana, pela segunda rodada do Brasileirão. Na ocasião, a Raposa venceu o Grêmio por 1 a 0 após os dois times retornarem para a elite do torneio. O equilíbrio permanece visto que nos últimos seis jogos, novamente repete duas vitórias para cada lado e dois empates. 

No ano passado, as duas equipes se encontraram pela série B. No primeiro turno, o Cruzeiro saiu vitorioso, por 1 a 0. No returno, a partida terminou empatada em 2 a 2.

Agora, Grêmio e Cruzeiro decidirão quem vai avançar para as quartas de final da Copa do Brasil, nos dias 17 e 31 de maio (a confirmar). O primeiro jogo é na Arena do Grêmio e a volta no Mineirão (a confirmar).