CBF descarta paralisar Brasileirão e mexer na tabela de 2022 por desdobramentos da operação Penalidade Máxima

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O futebol brasileiro passa por um momento de crise desde os desdobramentos da operação “Penalidade Máxima II” nesta semana. Ao todo, 15 atletas coagidos por uma quadrilha de apostadores já foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás por manipulação de partidas entre 2022 e 2023. Ainda assim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) descarta, no momento, paralisar a atual edição do Campeonato Brasileiro e também mexer na pontuação de edições passadas.

Tu Viu?

Presidente do Grêmio revela conversa com Nathan após investigações de manipulação de resultados

Sercesa alcança classificação histórica na Copa do Brasil de Futsal

O entendimento da federação responsável pelo futebol nacional é de que as ações foram individuais e não algo orquestrado entre clubes, o que minimiza a interferência no resultado das partidas. Desta forma, a CBF não considera alterar a tabela das edições passadas das diferentes séries do Campeonato Brasileiro. 

Quanto a atual temporada, a confederação mantém o mesmo discurso para justificar a não paralisação das competições de 2023 e afirma que “não há qualquer possibilidade da atual competição ser suspensa”. Em nota oficial, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues afirmou que vem conduzindo o processo em conjunto com entidades como a Fifa e Conmebol para encontrar o melhor desfecho. Confira a nota completa:

Venho trabalhando em conjunto com a FIFA, demais entidades internacionais, além de clubes e Federações brasileiros, com o intuito de combater todo e qualquer tipo de crime, fraude ou ilícito dentro do futebol. Defendo a suspensão preventiva baseada em suspeitas concretas e até o banimento do esporte em casos comprovados. Quem comete crimes não deve fazer parte do futebol brasileiro e mundial” – posicionou-se Ednaldo.

Apenas na Série A do Brasileirão de 2022, oito jogos estão sendo investigados sob suspeita de manipulação. Confira a lista:

  • Palmeiras 2 x 1 Juventude – 26ª rodada
  • Juventude 1 x 1 Fortaleza – 27ª rodada
  • Goiás 1 x 0 Juventude – 36ª rodada
  • Ceará 1 x 1 Cuiabá – 32ª rodada
  • Red Bull Bragantino 1 x 4 América-MG – 36ª rodada
  • Santos 1 x 1 Avaí – 36ª rodada
  • Botafogo 3 x 0 Santos – 37ª rodada
  • Palmeiras 1 x 0 Cuiabá – 17ª rodada

Confira a nota completa da CBF sobre o assunto

“Com relação a suspeitas de envolvimento de atletas de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022, em possíveis atos de manipulação de resultados de partidas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação. A CBF, por sua vez, estará à disposição para dar todo o apoio necessário.

A CBF ressalta, ainda, que não há qualquer possibilidade de a competição atual ser suspensa. E vem trabalhando em conjunto com a FIFA e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação. Vale lembrar que a entidade, que igualmente é vítima destes possíveis atos criminosos, não foi, até o momento, oficialmente informada pelas autoridades sobre os fatos.

Na reunião ocorrida no último dia 7/03, na sede da entidade, com a participação de Promotores e Procuradores de Justiça de diferentes estados do país e do Conselho Nacional do Ministério Público, a Confederação já havia se colocado à disposição para subsidiar situações desse tipo, sempre que acionada.

A CBF ressalta que, tão logo estejam comprovados os fatos, espera que as sanções cabíveis por parte do STJD sejam tomadas de forma exemplar. Mais uma vez, a entidade reforça que o campeonato não será suspenso, mas defende que a punição de atletas e demais participantes do esquema de fraudes aconteça de forma veemente”.