Autoridades sanitárias intensificam monitoramento nas proximidades da Estação Ecológica do Taim

Reprodução

Nesta terça-feira (30), as autoridades sanitárias intensificaram as medidas de monitoramento nas áreas próximas da Estação Ecológica do Taim. A operação contou com reforço de patrulhamento aéreo, com a participação de fiscais agropecuários da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), médicos veterinários e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O trabalho concentrou-se na região da Lagoa da Mangueira, em Santa Vitória do Palmar, que possui uma extensão de 30 km. Durante o dia, foram encontrados dezenas de cisnes-de-pescoço-preto mortos na área. Uma equipe sobrevoou a região com o helicóptero da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e avistou mais duas aves da mesma espécie mortas. A retirada dos animais está prevista para a quarta-feira (31) e eles serão submetidos à incineração e posteriormente enterrados.

As equipes já identificaram que o surto de gripe aviária está concentrado nas proximidades da Lagoa da Mangueira. De acordo com especialistas, as aves migratórias têm a tendência de permanecer próximas a grandes lagos. Portanto, os técnicos acreditam que os animais não irão se deslocar para propriedades vizinhas, que estão localizadas em áreas mais secas.

Nesta terça-feira, cerca de 90 propriedades foram visitadas pelos fiscais agropecuários, e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação informou que tudo está dentro da normalidade. Os trabalhos serão retomados na quarta-feira a partir das 8h.

Afastamento de servidores

No início da noite, o ICMBio informou que um servidor apresentou sintomas gripais, incluindo febre, durante as atividades de monitoramento na Estação Ecológica do Taim. Ainda não há confirmação de que se trata de influenza aviária. Ele e um colega que desempenhava a mesma função, mas não apresentava sintomas, foram colocados em isolamento até que as análises das amostras sejam concluídas pelas equipes de saúde local.

O Instituto ressalta que está seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual e cuidados com os agentes que participam da operação.