Arena Ninho do Cardeal: Saiba mais sobre o futuro estádio do Farroupilha

Foto: Divulgação/Farroupilha

Após anos difíceis, uma luz no fim do túnel anima os torcedores e simpatizantes do Farroupilha, time da cidade de Pelotas. Na festa dos 97 anos do clube, realizada na noite de ontem (3), foram divulgadas algumas partes do projeto da sua nova casa. Com a mudança, o Fantasma deixará o Nicolau Fico e adotará como novo estádio a Arena Ninho do Cardeal.

Em entrevista ao jornal Diário Popular, ainda em dezembro, o presidente do clube, Fábio Costa, explicou que a construção do novo estádio se dará a partir de permuta. Ou seja, o clube irá ceder o Nicolau Fico – que se localiza em uma região de grande circulação em Pelotas – para uma empresa parceira, que ainda não teve o nome divulgado, e esta irá custear a construção da nova Arena, em local não revelado oficialmente. 

Durante o evento de comemoração, o presidente afirmou que o projeto já está no processo de liberação de órgãos públicos. “A parte de viabilidade de Prefeitura tem várias burocracias. Conseguimos junto da empresa parceira a viabilidade. Estamos terminando a viabilidade do estádio porque será uma arena totalmente moderna que irá acolher o torcedor do Farroupilha”, afirmou. 

De acordo com o projeto, a Arena terá capacidade para dois mil torcedores, com possibilidade de ser ampliado para sete mil lugares. A estrutura será construída nos padrões Fifa, com iluminação em led, centro administrativo, refeitório, alojamento, praça, estacionamento, bares e um campo suplementar. Inicialmente a perspectiva era de que a obra durasse 24 meses após a assinatura do contrato, entretanto, Costa afirmou que o plano é que já no ano que vem o Farroupilha atue na casa nova.

Foto: Gustavo Pereira/Diário Popular

Ainda durante as comemorações, Fábio anunciou mais um motivo para festa: o clube conseguiu quitar suas dívidas que, de acordo com a direção, estava em R$ 1,9 milhão. “O Farroupilha não deve mais nada em dívida trabalhista, as últimas foram sanadas nesta semana. O Farroupilha em dívidas trabalhistas, com a justiça do trabalho e dívidas cíveis o clube não deve absolutamente nada. Hoje [quarta] estamos aqui para passar para o torcedor do Farroupilha que ele pode ficar tranquilo que o Farroupilha começou a ser reerguer novamente”, finalizou.

Preparação para o Gauchão Série B

Pensando no presente, o Farroupilha já começou a se movimentar para o Gauchão Série B, conhecido como Terceirona Gaúcha. Neste ano, o clube ainda sediará seus jogos no Nicolau Fico, entretanto, toda a pré-temporada será realizada na Arena Marini, mesmo local em que o Brasil manda seus treinamentos, visando preservar o gramado do estádio.

Quanto ao elenco, dois nomes já foram confirmados. O goleiro Gabriel Krolow, que defendeu o Fantasma em 2022, durante a Copa Tarciso Flecha Negra, e o zagueiro Hugo Ricardo, que estava atuando no Operário Atlético Clube, do Mato Grosso do Sul.​

Além deles, o técnico Douglas Peraça foi o escolhido para liderar o projeto rumo à Divisão de Acesso de 2024. O profissional conhece bem a casa, já que estava comandando o time sub-20.