Apple é investigada na França por práticas de obsolescência programada

Divulgação/Apple

A Apple está enfrentando uma investigação na França devido às suspeitas de obsolescência programada em seus produtos. A empresa é acusada de deliberadamente limitar a vida útil de seus dispositivos, levando os consumidores a comprar modelos mais recentes. Essa prática levantou preocupações sobre a sustentabilidade e a ética por trás das políticas da Apple.

A investigação ocorre em meio a alegações de que a empresa teria implementado atualizações de software que reduzem o desempenho de iPhones mais antigos, levando os usuários a procurar por modelos mais novos. Essa abordagem tem sido alvo de críticas por parte dos defensores dos direitos do consumidor e das políticas de consumo sustentável.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

Autoridades francesas estão examinando documentos internos da Apple para determinar se a empresa de fato adotou práticas de obsolescência programada. Caso sejam confirmadas as acusações, a Apple poderá enfrentar consequências legais e uma possível multa por violação das leis de proteção ao consumidor.

A investigação destaca a importância de promover práticas de consumo responsável e sustentável, incentivando as empresas a oferecer produtos duráveis e reparáveis, em vez de adotar estratégias que levem à substituição precoce de dispositivos eletrônicos. A transparência e a responsabilidade das empresas em relação à vida útil de seus produtos são fundamentais para atender às expectativas dos consumidores e garantir a sustentabilidade ambiental.