Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

Foto: Craig Barritt/Getty Images

Andy Rourke, baixista da renomada banda britânica de rock independente dos anos 1980, The Smiths, morreu aos 59 anos após uma batalha contra o câncer de pâncreas. A notícia foi anunciada por Johnny Marr, guitarrista da banda, na manhã de hoje (19).

O comunicado diz “É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste”.

Carreira

Formada em 1982, a banda inglesa The Smiths, composta por Andy Rourke, Johnny Marr, Morrisey e Mike Joyce, rapidamente se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980. Seus álbuns, como “The Queen is Dead” lançado em 1986, e sucessos como “Heaven Knows I’m Miserable Now”, “Girlfriend In A Coma”, “Panic”, “Ask me” e “How soon is now?”, conquistaram uma legião de fãs ao redor do mundo. No entanto, o grupo se separou em 1987.

Após o fim da banda, Rourke também colaborou com artistas como Pretenders, Sinead O’Connor e Freebass.

Trinta anos após o término do grupo, em 2017, o álbum “The Queen is Dead” recebeu uma edição especial e foi relançado com faixas adicionais, incluindo algumas gravadas para o álbum “Live in Boston”, que nunca foi lançado.