Advogados suspeitos de falsificar decisões judiciais para beneficiar presos são alvo de operação policial

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil desencadeou na manhã de hoje (30) a operação Falsum Indicium, onde realiza busca e apreensão como parte de uma investigação sobre falsificação de documentos para beneficiar criminosos presos. A ação, realizada pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção, aponta que uma dupla de advogados teria falsificado uma decisão judicial na tentativa de realizar a troca entre dois detentos, um deles em Porto Alegre e o outro em Cruz Alta.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pelas autoridades, devido ao andamento das investigações. No entanto, sabe-se que um deles possui antecedentes criminais por ter utilizado um atestado médico falso na tentativa de transferir um cliente para prisão domiciliar durante a pandemia de covid-19. Os crimes sob investigação são fraude de documento público e uso de documento falso em associação criminosa. A polícia acredita que eles possam estar envolvidos em outros casos semelhantes, os quais serão investigados.

No caso em questão, um dos advogados solicitou uma permuta entre dois detentos à Central de Transferência de Presos do Fórum Central. O objetivo era que um preso da Penitenciária Estadual de Porto Alegre fosse transferido para o Presídio Estadual de Cruz Alta e vice-versa. Um dos detentos envolvidos seria membro de uma facção criminosa.

Posteriormente, o outro advogado, também alvo da operação, enviou um e-mail à Vara de Execuções Criminais de Cruz Alta e à Central de Transferência de Presos, contendo um suposto despacho judicial que autorizava a permuta. No entanto, de acordo com a Polícia Civil, essa decisão era falsa. As autoridades identificaram a irregularidade antes da troca entre os presos e acionaram a polícia.

As autoridades já solicitaram à Justiça a suspensão do registro profissional dos dois advogados investigados, e o pedido está aguardando análise.