Zagueiro formado na base do Inter é investigado por manipulação de jogo na operação Penalidade Máxima

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

A operação “Penalidade Máxima” ganhou destaque nesta semana, com o cumprimento de mandados e a revelação dos jogos e jogadores suspeitos de envolvimento no esquema. Nesta quarta-feira (19), foram divulgados novos nomes de atletas investigados pelo Ministério Público, entre eles o zagueiro Eduardo Bauermann, ex-jogador do Inter e formado na base do clube.

Tu Viu?

São Paulo demite Rogério Ceni após vitória na Sul-Americana

Homem é preso após receber droga sintética pelos Correios em Santo Ângelo

Segundo a apuração de Gabriela Moreira, Luiz Linna e Yago Rudá, todos do GE, o zagueiro é um dos nove jogadores alvos da operação de mandados de busca e apreensão que ocorreu nesta terça-feira (18). 

Segundo o MP de Goiás, que vem conduzindo as investigações, um dos jogadores do elenco santista recebeu uma proposta para forçar uma expulsão na partida contra o Botafogo, válida pela 37º rodada do Brasileirão de 2022. Na ocasião, Eduardo foi o único jogador do Santos a levar um cartão vermelho, aplicado depois do apito final por ofender a equipe de arbitragem. 

Na súmula, o árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado, responsável pela partida, descreveu a expulsão do jogador:

Após o término da partida expulsei de forma direta o jogador Eduardo Bauermann, do Santos, por se dirigir aos membros da equipe de arbitragem proferindo as seguintes palavras de maneira hostil repetidamente: “Vocês estão de palhaçada, és um sacana, vocês estão sempre ferrando a gente, a arbitragem sempre prejudica o Santos” – registrou o árbitro na súmula do jogo Botafogo 3 x 0 Santos.

Em nota oficial, o clube afirmou que o próprio jogador informou à direção sobre ter sido alvo das investigações, confirmando a tentativa de aliciamento e negando que teria aceitado se envolver no esquema. Confira a nota completa:

O Santos Futebol Clube informa que tomou conhecimento, pelo próprio Eduardo Bauermann, que o jogador é um dos investigados na segunda fase da Operação Penalidade Máxima. Em conversa com o presidente Andres Rueda, o técnico Odair Hellmann e o coordenador de esportes, Paulo Roberto Falcão, o atleta explicou da tentativa de aliciamento, que negou prontamente a proposta e já se colocou à disposição da Justiça.

Uma audiência já está marcada para ele prestar seu depoimento. O Clube segue confiando em seus atletas, já colocou seu Departamento Jurídico para auxiliar Eduardo Bauermann, que treinou normalmente com o elenco nesta quarta-feira no CT Rei Pelé e está relacionado para o jogo de quinta-feira, diante do Audax Italiano, pela Conmebol Sul-Americana, na Vila Belmiro.”

Eduardo Bauermann está no Santos desde o início de 2022. O zagueiro, que soma passagens pelo América-MG, Paraná, Figueirense e Atlético-GO, também fez parte do elenco Colorado. Formado nas categorias de base do Inter, Eduardo fez sua estreia no profissional em 2014, sendo promovida de forma definitiva no ano de 2015. No ano seguinte, foi emprestado ao Náutico e retornou para o clube ao final da temporada, onde permaneceu até 2017.