Tráfego de transporte escolar é autorizado em faixas para ônibus de Porto Alegre

O tráfego do transporte escolar nas faixas para ônibus de Porto Alegre foi autorizado em qualquer horário. Decisão foi publicada no Dopa
(Crédito: Divulgação/PMPA)

O tráfego do transporte escolar nas faixas exclusivas para ônibus foi autorizado na Capital gaúcha, em qualquer horário. A decisão que inclui táxis e lotações do transporte seletivo, que estiverem em operação, com ou sem passageiros, foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de quinta-feira (20). Fora do horário de pico, as faixas de ônibus de Porto Alegre estarão disponíveis os demais veículos.

Conforme a prefeitura da capital gaúcha, a medida não exclui as demais obrigações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e exige o uso de luz baixa ao transitar nos trechos, mesmo durante o dia.

“Esta permissão beneficia agora também os transportadores escolares, que se somam aos taxistas e às lotações, que já estavam autorizados a deslocar seus passageiros de forma mais rápida, e assim reduzir congestionamentos”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires.

Segundo a EPTC, a autorização de circulação não compreende a utilização dos corredores de ônibus e das faixas exclusivas da avenida Cristóvão Colombo e da av. Independência, no sentido bairro-Centro.

Demais veículos podem utilizar as faixas para ônibus de Porto Alegre fora do horário de pico

Porto Alegre possui 37,9 mil metros de faixas exclusivas, de uso exclusivo do transporte público nos horários de pico. Os trechos demarcados com a faixa azul contínua podem ser usados somente pelos coletivos, seletivos, táxis e escolares entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Fora do horário de pico, estará disponível para os demais veículos. 

A EPTC informou que para realizar uma conversão a direita ou para acesso a garagens e estabelecimentos é permitido acessar as faixas para ônibus de Porto Alegre. O órgão salienta que a ação é permitida desde que devidamente sinalizada, com o uso de seta (pisca), como em toda e qualquer mudança de faixa.

Para a administração municipal de Porto Alegre, as medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição do tempo de deslocamento dos usuários. Além disso, atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.