MTG escolhe novos Peões, Guris e Piás Farroupilhas

Foram anunciados os novos peões, guris e piás farroupilhas do Rio Grande do Sul, no último sábado (22), em evento realizado em Ijuí
(Crédito: Divulgação/MTG)

Foram anunciados os novos Peões, Guris e Piás Farroupilhas do Rio Grande do Sul, no último sábado (22), em evento realizado em Ijuí, na Região Norte do Estado. Eles integram a nova gestão de peões do Movimento Tradicionalista Gaúcho e vão representar o gaúcho tradicionalista pelo próximo ano. Além disso, são responsáveis pela divulgação da cultura gaúcha, realização de palestras e participação em eventos oficiais.

Tu viu?

A todo, a gestão é formada por nove peões, três de cada categoria. Os representantes da cultura gaúcha foram escolhidos entre 36 jovens que disputaram as três categorias, com a participação de 17 Regiões Tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.

Conheça os Peões, Guris e Piás Farroupilhas:

Peão Farroupilha

  1. Andrei Luiz Fonseca – CTG Passo do Ijuí – Entre-Ijuis – 3ª RT
  2. Natan Salvini – CTG Jango Borges – Arvorezinha – 14ª RT 
  3. Gabriel Azeredo de Mello – CTG Estância do Montenegro – Montenegro – 15ª RT

Guri farroupilha

  1. Matheus Henrique Frohlich Santos – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz – 30ª RT
  2. Francesco Dartora Mazocco – CTG Querência Xucra – Putinga – 14ª RT
  3. Talles Alves Manganelli – CTG Pedro Telles Tourem – São Francisco de Assis – 10ª RT

Piá farroupilha

  1. Vitor Sá Barbosa – CNN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande – 6ª RT
  2. José Pedro Portella Battisti – CTG Galpão da Boa Vontade – Palmeira das Missões – 17ª RT
  3. Henrique Provensi Galvagni – CTG Sinuelo das Coxilhas – Espumoso – 14ª RT

Como foi a seleção dos Peões, Guris e Piás Farroupilhas

Os candidatos fizeram uma prova escrita sobre história do RS, tradicionalismo, e folclore. Eles passaram por uma prova artística na sexta-feira (21), onde cantaram, tocaram um instrumento ou declamaram, executaram as danças gaúchas, tradicionais e de salão. No sábado, os concorrentes participaram das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. 

Além disso, provas de galpão, como o charque, churrasco, trança e chimarrão também fizeram parte do teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista.

O evento teve a organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 9ª Região Tradicionalista, GF Chaleira Preta e Prefeitura Municipal de Ijuí.