Jacaré-de-papo-amarelo, visto às margens do Guaíba, é monitorado em Porto Alegre

Jacaré-de-papo-amarelo, visto às margens do Guaíba, é monitorado em Porto Alegre
(Créditos: Reprodução / RBSTV)

Um  jacaré-de-papo-amarelo está sendo monitorado, em Porto Alegre, de forma preventiva, desde a última quinta-feira (27), pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). O animal, ameaçado de extinção, apareceu às margens do Guaíba, próximo de uma área residencial do Bairro Tristeza, na Zona Sul.

Tu viu?

Encontrada adolescente venezuelana que estava desaparecida em Caxias
Disfarçados de militares,
homens são presos com 1,4 tonelada de maconha em Muçum

Uma equipe do batalhão foi até o local verificar a situação, após a população entrar em contato. O réptil só será retirado do local, se representar risco à população. O que não é o caso, segundo as autoridades. Conforme a Patram, o animal, em extinção, deve permanecer no seu habitat natural.

A orientação é que as pessoas não se aproximem, e entrem em contato com a Patram, ao avistarem o jacaré. Telefone para contato: (51) 3326-1165.

Jacaré-de-papo-amarelo

Os jacarés-de-papo-amarelo pode medir até 3 metros de comprimento e tem expectativa de vida de até 50 anos. Eles se alimentam de peixes, aves e mamíferos e têm hábitos noturnos, Durante o dia, formam grupos para tomar sol.

Os jacarés-de-papo-amarelo estão na lista de animais em extinção do Ibama, devido, principalmente, a poluição dos rios e pela destruição de seu habitat. Esses répteis são ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.