Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Internacional-SM

Foto: Foto: Renata Medina/Inter-SM

Após um ano de 2022 longe das expectativas, o Internacional, de Santa Maria, quer fazer diferente e chega forte para a disputa do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte. Com vários nomes já anunciados, a equipe de Ben-Hur Pereira conta com grande experiência para ir em busca da vaga na elite do futebol gaúcho.

Ao contrário do que é visto todos os anos, o Inter apostou em manter uma base da equipe que disputou a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no ano passado. Ao todo, 13 atletas tiveram seus contratos renovados, a maioria foi emprestado para a disputa dos estaduais neste início de ano e, agora, retornam ao alvirrubro. 

Em recente entrevista à Rádio CDN, de Santa Maria, o técnico Ben-Hur ressaltou a importância de manter a base da equipe e nomes que já sejam identificados, como é o caso do goleiro Lucio Hernandes e o meia Chiquinho, uma verdadeira lenda do futebol gaúcho.

“Se tu acompanhares os times que costumam subir, os nomes se repetem, tanto de atletas quanto de treinadores. O inverno, o frio e a chuva atrapalham um pouco [o andamento da competição], mas, em geral, quem consegue o acesso é porque tem alguma experiência em atuar no futebol gaúcho. Não quer dizer que quem vier de fora não possa se adaptar, mas tu já procuras algumas características que possam te ajudar”, afirmou o treinador.

A equipe já deu início na sua pré-temporada e faz nesta semana, seu primeiro amitoso, considerado um teste muito importante por se tratar de um adversário que também está em busca do acesso. O alvirrubro encara, no próximo sábado, em Frederico Westphalen, o União Frederiquense.

Caminho na competição

O Internacional pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarany, Guarani-VA, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio Presidente Vargas, quando encara o Guarani de Venâncio Aires.

1º Rodada16 e 17 de abril: Inter-SM x Guarani-VA
2º Rodada22 e 23 de abril: Pelotas x Inter-SM
3ª Rodada
29 e 30 de abril: Guarany x Inter-SM
4ª Rodada06 e 7 de maio: Inter-SM x Lajeadense
5ª Rodada 13 e 14 de maio: Santa Cruz x Inter-SM
6ª Rodada
20 e 21 de maio: Inter-SM x Bagé
7ª Rodada27 ou 28 de maio: São Gabriel x Inter-SM
8ª Rodada
03 e 04 de junho: Inter-SM x São Gabriel
9ª Rodada10 e 11 de junho: Bagé x Inter-SM
10ª Rodada
17 e 18 de junho: Inter-SM x Santa Cruz
11ª Rodada24 e 25 de junho: Lajeadense x Inter-SM
12ª Rodada
01 e 02 de julho: Inter-SM x Guarany
13ª Rodada
08 e 09 de julho: Inter-SM x Pelotas
14ª Rodada16 de julho: Guarani-VA x Inter-SM

Plantel

Goleiros: Lúcio Hernandes, Renan Rocha e Vinicius Fernandes
Laterais: Lucas Evangelista, Paulo Henrique e Márcio Goiano
Zagueiros: Luis Felipe, Rinaldo Júnior, Richard Dutra, Jean Pablo, Rafael Goiano e Dudu Noal
– Volantes: Darlã Kohl, Moisés Baiano, Mateus Santana, Mateus Norton, Ben-Hur Jardim, Artur Cristo e Dionathan Alemão
Meias: Eliomar e Chiquinho
Atacantes: Vinicius Spaniol, Raphael Macena, Elias, Bruninho, Wilson Júnior, Jarro e Carlos Callegaro

Técnico: Ben-Hur Pereira
– Auxiliar técnico: Tiago Lopes
– Preparador físico: Henrique Braibante
Preparador de goleiros: Vanderlei Manoel

Última participação

Há mais de dez anos, o Inter-SM vem marcando presença no Gauchão Série A2. Após sete anos em busca do acesso à elite do futebol gaúcho, o alvirrubro conquistou, em 2007, a tão esperada ascensão. Porém, em 2011 foi rebaixado pela mesma equipe sobre a qual conquistou o acesso, o Pelotas. Desde então, a equipe de Santa Maria busca o mesmo feito de anos atrás.

No ano passado, o Inter acabou ficando para trás ainda nas classificatórias. Com 4 vitórias, 6 empates e  4 derrotas ficou na 5ª colocação na tabela e não conseguiu passar para as quartas de final.

História

Fundado em 1928, o Esporte Clube Internacional é o único representante no meio do futebol na cidade de Santa Maria, uma das maiores do Rio Grande do Sul. 

Associado e até mesmo confundido em diversas oportunidades com o Internacional de Porto Alegre, o clube até chegou a mudar de nome em 2002, passando a se chamar Santa Maria Esporte Clube e adotar as cores cinza e amarelo. Entretanto, no ano seguinte, a decisão foi anulada e a identidade do clube mantida.

A nível estadual, o Inter-SM nunca chegou a ser campeão gaúcho. Sua melhor campanha na competição lhe rendeu o título de campeão do interior em 1981. Ainda a nível estadual, o clube foi campeão do Gauchão Série A2 em 1968 e 1991 e conquistou o título da Copa Governador do Estado em duas oportunidades, 1979 e 1987.

O alvirrubro ostenta, com orgulho, o fato de ser a única equipe da Região Central do Rio Grande do Sul a disputar uma primeira divisão de Campeonato Brasileiro. Em 1982, enfrentou equipes renomadas, como o Vasco, de Roberto Dinamite. No Presidente Vargas, ganhou por 3 a 0, com gols de Róbson, Valdo e Toninho, anulando nomes históricos como Cláudio Adão, Mazarópi e o próprio Dinamite.

Construído em 1943 e fundado oficialmente apenas quatro anos depois, a casa do Inter-SM, o Estádio Presidente Vargas, também é conhecido como Baixada Melancólica. Desde 2013, o Santa Maria Soldiers, equipe de futebol americano da cidade, também manda seu jogos por lá.

Sua capacidade inicial era para receber 12 mil pessoas, entretanto, com adequações exigidas pela Fifa, o Presidente Vargas comporta hoje 6.554 pessoas