Foto: Matheus Pé/FGF
Campeão da edição de 2021 do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte, o União Frederiquense está em um momento de reformulação e com o foco no seu futuro. Neste ano, o clube conta a ajuda da empresa MDEZ360, que está atuando como responsável pela gestão do futebol, e trabalha com o objetivo de permanência na competição.
O presidente do Leão da Colina, Edson Cantarelli, falou em entrevista à Rádio Progresso sobre o replanejamento do clube e afirmou que o União e a MDEZ360 estão em negociações com europeus para que o clube se torne uma SAF.
“A gente acredita que a competição que a gente fez em 2021 dificilmente alguma equipe vai fazer novamente. Em 20 rodadas o União Frederiquense ficou invicto em 19, perdeu só na estreia. Então é uma competição que é muito difícil, muito equilibrada e uma equipe conseguir fazer a campanha que União fez vai ser difícil. Só que a gente percebeu que isso não é suficiente para colocar o clube em um patamar, uma prateleira fina, do que a gente pretende, que é colocar o clube numa situação mais estável, porque já subimos duas vezes, mas também não conseguimos nos manter. Então esse tempo serviu para a gente trabalhar um novo projeto e estar tudo encaminhado para a criação da SAF. […] Se fosse colocar em percentuais, eu diria que hoje o União está 80% focado na SAF e 20% no futebol profissional deste ano”, afirmou.
Quanto às metas dentro da competição com o grupo jovem contratado, Cantarelli explicou que o União conta com os atletas mais jovem propositalmente, pensando na revelação de novos talentos e a venda destes.
“A parceria com a MDEZ nos possibilitou trazer um grupo jovem para que a gente possa ter uma busca por valores. Os atletas que a gente tem no grupo, muitos deles passaram pela base do Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Athlético Paranaense e alguns em clubes estrangeiros, nessa ideia de surgir daqui a um pouco um novo Ferreirinha, Pepe, Adriel. A gente credita que possa ter algum retorno para o clube“, finalizou.
Caminho na competição
O União Frederiquense pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, na BSBios Arena, quando visita o Gaúcho.
1º Rodada – 16 de abril às 15h: Gaúcho x União Frederiquense
2º Rodada – 22 de abril às 19h: União Frederiquense x Glória
3ª Rodada – 30 de abril às 15h30: Tupi x União Frederiquense
4ª Rodada – 6 de maio às 19h: União Frederiquense x Passo Fundo
5ª Rodada – 14 de maio às 15h: Veranópolis x União Frederiquense
6ª Rodada – 20 de maio às 15h: Monsoon x União Frederiquense
7ª Rodada – 27 de maio às 19h: União Frederiquense x Brasil-Far
8ª Rodada – 03 e 04 de junho: Brasil-Far x União Frederiquense
9ª Rodada – 10 e 11 de junho: União Frederiquense x Monsoon
10ª Rodada – 17 e 18 de junho: União Frederiquense x Veranópolis
11ª Rodada – 24 e 25 de junho: Passo Fundo x União Frederiquense
12ª Rodada – 01 e 02 de julho: União Frederiquense x Tupi
13ª Rodada – 08 e 09 de julho: Glória x União Frederiquense
14ª Rodada – 16 de julho: União Frederiquense x Gaúcho
Plantel
– Goleiros: Arthur, Danylo e Guerra
– Laterais: Jhow, Jé, Alê e Mário
– Zagueiros: Wendel, Bruno, Soldado e Ferreiro
– Volantes: Foguinho, Tubarão, Matheus, Paraguaio JR, Léo Reichert, Naldinho e Biteco
– Meias: Pablito, Ganael, Pagliarini e Chalom
– Atacantes: Luisinho, Básil, Daléia, Gabriel, Wesley, Maradona, Jermaine, Joãozinho, Cristian e Lucão
– Técnico: Diego Mello
– Auxiliar técnico: Darci Foletto
– Preparador físico: Rafael Barbosa
– Preparador de goleiros: Lucas Pastoriza
Última participação
Rebaixado no ano passado, o União chega para sua 11ª participação no Gauchão Série A2.
Na edição de 2021, quando participou pela última vez da competição, a equipo foi campeã com apenas uma derrota. Na fase classificatória, ficou em 1º lugar, com oito vitórias, cinco empates e uma derrota; Nas quartas de final, eliminou o São Paulo vencendo os dois jogos; Na semi, empatou o jogo de ida e venceu a volta contra o Lajeadense; E na final, empatou uma e venceu a outra diante do Guarany de Bagé.
História
Fundado em 2010, o União Frederiquense de Futebol é o primeiro clube profissional da história da cidade de Frederico Westphalen. O clube nasceu da ideia de dois colunistas do Jornal “O Alto Uruguai”, que durante anos se perguntaram a motivação da cidade não contar com um clube de futebol.
O primeiro título do Leão da Colina foi conquistado em 2015, a taça da Região Norte da Copa Valmir Louruz. Seis anos depois veio o outro, a conquista, em 2021, do troféu do Gauchão Série A2.
A vida do clube do cenário estadual, porém, não tem sido fácil, pois o União não consegue se firmar na primeira divisão. Entre 2011 e 2014, a equipe brigou pelo acesso. Já em 2015, em seu primeiro ano na elite acabou sendo rebaixado. Em 2021, após seis anos em busca do objetivo, o mesmo cenário se repetiu, o clube alcançou a ascensão e no ano seguinte foi novamente rebaixado.
Em busca de uma mudança nesse cenário, o time de Frederico Westphalen fechou uma parceria com a empresa MDEZ 360, do empresário Pablo Bueno. Com isso, desde o início deste ano, o Leão da Colina passou a ter a empresa como responsável pela gestão do futebol.
Atualmente, o Leão da Serra manda seus jogos na Arena União. Inaugurada em 2018, o local conta gramado com padrão Fifa, palco para shows e até marca de sorvete e picolé. A obra foi totalmente custeada por doações de torcedores e ajuda de empresas locais, assim como sua construção, realizada por funcionários do clube e simpatizantes.
Anteriormente, o União sediou seus jogos no Vermelhão da Colina, até 2017.