Guia do Gauchão A2 – Esportes da Sorte: Gaúcho

Foto: Alex Borgmann

Em seu segundo ano consecutivo no Gauchão A2 – Esportes da Sorte, o Gaúcho quer voltar aos anos de glória. Com uma categoria de base que conta com um olhar especial da direção, o alviverde quer agora colher os frutos e tratou de promover diversos nomes de jovens que foram destaque. Para completar o time, o periquito aposta também em nomes pontuais, já conhecidos pela torcida.

Na reta final do mês de março, o elenco se apresentou para o início da pré-temporada. Em conversa com os atletas, o presidente do Gaúcho, Mario Tito, deixou claro que, assim como os torcedores, também sonha com a Primeira Divisão. “Fui jogador de 1970 a 1980, e o clube sempre esteve na Primeira Divisão. Quero encerrar meu ciclo no SC Gaúcho como presidente na Primeira Divisão“, falou.

Na casamata alviverde, experiência é o que não vai faltar. O técnico Gilson Maciel, campeão ou vice-campeão de Copas FGF e Catarinense, afirmou que este é o momento em que o time precisa do incentivo do torcedor, de jogadores que se entregam e do respaldo da diretoria.

A Divisão de Acesso é extremamente competitiva e, por isso, o que importa é a entrega do nosso time. Sabemos que aqui dentro precisamos competir muito e sermos organizados. Precisamos de todos empenhados. Agradeço essa grande oportunidade que o Gaúcho está me dando e quero passar aqui e deixar alguma história. Desejo e vontade de vencer não vão faltar“, frisou o treinador.

O clube já realizou dois jogos-treino nas últimas semanas. Goleou o sub-20 do FC Marau por 8 a 0, no dia 1º, na Arena BSBios e foi derrotado pelo Ypiranga, em Erechim, por 2 a 0, no dia 5 deste mês.

Caminho na competição

O Gaúcho pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, na BSBios Arena, quando recebe o União Frederiquense.

1º Rodada16 de abril  às 15h: Gaúcho x União Frederiquense
2º Rodada22 de abril às 15h: Monsoon x Gaúcho
3ª Rodada30 de abril às 15h: Gaúcho x Brasil-Far
4ª Rodada7 de maio às 15h: Gaúcho x Veranópolis
5ª Rodada 14 de maio às 15h30: Glória x Gaúcho
6ª Rodada21 de maio às 15h: Gaúcho x Tupi
7ª Rodada28 de maio às 15h30: Passo Fundo x Gaúcho
8ª Rodada03 e 04 de junho: Gaúcho x Passo Fundo
9ª Rodada10 e 11 de junho: Tupi x Gaúcho
10ª Rodada17 e 18 de junho: Gaúcho x Glória
11ª Rodada24 e 25 de junho: Veranópolis x Gaúcho
12ª Rodada01 e 02 de julho: Brasil-Far x Gaúcho
13ª Rodada08 e 09 de julho: Gaúcho x Monsoon
14ª Rodada16 de julho: União Frederiquense x Gaúcho

Plantel

Goleiros: Matheus Dell Vale, Victor Brasil e Wagner Júnior
Laterais: Ednei, Marco Antônio, Eduardo Castro, Josué Duarte, Thiago Tiburcio e Lucas Pedroso
Zagueiros: Gabriel Zorzan, Roger Deniro, Talis, Paulo Selson e Lucas Pimentel
– Volantes: Ygor Guimarães, Henrique Freitas, Marcelino Barbosa, Vitor Nascimento e Kauan Bizescki
Meias: Carlos Eduardo Machado, Rafael Magalhães e Diego Silva
Atacantes: Cristhian Kirst, Denilson, Gabriel Rosseto, Gustavo dos Santos, Pablo Duarte e Germano

Técnico: Gilson Maciel
– Auxiliar técnico: Vagson Ribeiro
– Preparador físico:
Claudinei Oliveira
– Preparador de goleiros:
Jailson Zanatta

Última participação

Vice-campeão da Segunda Divisão Gaúcha de 2021, o periquito do boqueirão participará do Gauchão A2 pela 25ª vez em sua história.

No ano passado, a equipe ficou pelo caminho ainda na classificatória, porém chegou muito perto de passar de fase após ficar em 5º lugar, com 20 pontos, somando 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. O Esportivo, 4º colocado, e posteriormente campeão da competição, tinha apenas um ponto a mais.

História

Fundado em 1918, o Sport Clube Gaúcho é o clube mais antigo em atividade da cidade de Passo Fundo. Desde sua fundação até o final dos anos 20 o clube dedicou-se à conquista de citadinos e à disputa do Campeonato Gaúcho. Em 1929, porém, o cenário mudou, devido a crise econômica mundial o alviverde precisou encerrar suas atividades e reabriu somente em 1937.

A história ficou perto de se repetir no fim dos anos 80, quando o periquito do boqueirão acabou rebaixado no Gauchão. A situação delicada de Gaúcho e 14 de Julho, acabou gerando um fato marcante para o futebol da cidade, a fusão entre os dois clubes, deu origem ao Esporte Clube Passo Fundo. No ano seguinte, entretanto, a parceria, que tinha prazo de um ano com possibilidade de renovação, acabou não permanecendo, e o alviverde resolveu abandonar a união. Na década seguinte, o clube manteve seu departamento de futebol fechado, concentrando seus esforços nas categorias de base.

Quanto às suas conquistas no cenário estadual, sua melhor colocação na primeira divisão gaúcha foi o terceiro lugar. Além disso, foi campeão da Divisão de Acesso em três oportunidades (1966, 1977 e 1984) e campeão da Segunda Divisão em 2000. 

Uma das curiosidades que cerca o clube é que em 1973 um jogo contra Ypiranga, válido pela Copa Governador do Estado, entraria na história do futebol gaúcho como “A Batalha de Erechim”. Isto porque durante a partida uma briga generalizada entre os jogadores, iniciada em uma confusão entre Daizon Pontes e o goleiro Valdir, antes de uma cobrança de escanteio acabou com 21 jogadores expulsos, sendo todos titulares, e impossibilitando que o jogo fosse finalizado. 

A atual casa do Gaúcho é BSBios Arena, entretanto, o clube já mandou jogos em outros locais. Seu primeiro campo, nos altos da Rua Morom, foi fundado em 1918 e era conhecido como “Cancha do Gaúcho”. Curiosamente, o clube voltaria a usar o local 40 anos depois, onde construiria o Estádio Wolmar Salton, inaugurado em 1957. Em 2012 porém o local precisou ser leiloado, para que o clube pudesse quitar suas dívidas, e dois anos depois foi demolido.

Um novo capitulo entretanto foi escrito em 2016. O novo estádio, que leva o nome de Wolmar Salton, também é conhecido como BSBios Arena, por “naming rights”. A nova casa está localizada na Avenida Deputado Guaracy Marinho e tem capacidade para receber 3.338 torcedores.