CTG nos Estados Unidos celebra o Dia do Churrasco e do Chimarrão

Longe do RS, integrantes do CTG Rincão do Imigrante, de Orlando, nos Estados Unidos, comemoraram o Dia do Churrasco e do Chimarrão
(Crédito: Reprodução/Instagram)

Mesmo longe do Rio Grande do Sul, os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão do Imigrante, de Orlando, nos Estados Unidos, comemoraram o Dia do Churrasco e o Dia do Chimarrão. De forma antecipada, um evento foi realizado no último sábado (22), na sede da entidade e reuniu cerca de 400 pessoas. 

O dia 24 de abril marca a celebração do prato típico do Rio Grande do Sul e da bebida com erva mate, oriunda da cultura indígena da América do Sul. A data é instituída pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

Conforme os organizadores, diversos visitantes, expositores e colaboradores puderam aproveitar as atividades realizadas em solo americano. O evento contou com a presença dos membros da diretoria do CTG, que são do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Durante o dia, os visitantes participaram de roda de chimarrão, torneio de truco e oficina de danças gaúchas. O evento contou com apresentação da invernada artística do CTG e baile animado pelo Grupo Raiz do Sul. Além das atividades, foi servido um baita churrasco com diversos tipos de carnes e acompanhamentos. 

Dia do Churrasco e do Chimarrão aproxima participantes do RS

Em entrevista ao portal GZH, Léli Marques, integrante da diretoria do CTG, destacou a importância de celebrar a data, mesmo longe do Rio Grande do Sul.

”Essa comemoração é uma forma de honrar nossos antepassados por tudo o que fizeram para que hoje pudéssemos estar aqui. Mas, principalmente, nos sentirmos mais perto do nosso chão. Então, tentamos replicar tudo o que acontece no Sul do Brasil aqui, seja através da música, da culinária ou das oficinas”, disse ao site.