Com um a menos, Caxias segura o Grêmio em empate no primeiro jogo da final do Gauchão Ipiranga

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Tudo igual no primeiro jogo da final do Gauchão Ipiranga! Na tarde deste sábado, o Caxias recebeu o Grêmio no Estádio Centenário pelo confronto de ida da decisão do estadual. Mesmo com um jogador a menos nos 40 minutos finais, o Grená conseguiu segurar o placar e as equipes empataram por 1 a 1, com gols de Marlon e Vina.

Tu Viu?

1° de abril: torcedores do Grêmio criam ingresso para Gre-Nal da final do Gauchão Ipiranga

Criança no colo de torcedor que invadiu Beira-Rio tem lesões confirmadas em perícia; pai é indiciado

Com a tensão da final, as equipes ainda se estudavam quando saiu o primeiro gol. Nenhum dos times tinha conseguido criar oportunidades ainda e, quando o Grêmio parecia ter mais calma para trabalhar a bola, o Caxias conseguiu abrir o marcador. Aos 7 minutos, o volante Marlon ficou com a sobra após errar o passe na intermediária e disparou pela esquerda, infiltrando na área e batendo com precisão na saída do goleiro Adriel.

Atrás do placar, o Grêmio passou a ter maior controle do jogo, mantendo a posse e trocando passes. Ainda assim, o time da capital parecia não conseguir encontrar espaços na marcação do Caxias, que estava de fato bem postada. A situação mudou na metade final da etapa, quando o mandante voltou a sair mais para o jogo e as duas equipes passaram a gerarem mais espaço para ser explorado, de forma que Peninha desperdiçou boa chance ao receber aberto na área aos 36’ e Suárez parou nas mãos de Bruno em uma boa sequência de defesas do goleiro aos 37’.

Conforme o final do primeiro tempo foi chegando, a pressão do Grêmio se tornou ainda maior. O time foi para a frente e obrigou Bruno a brilhar em finalização do uruguaio aos 45’, que gerou uma sequência de escanteios para os visitantes. No último, o Tricolor conseguiu o gol de empate com Vina, que cabeceou a bola no contrapé do goleiro após desvio de Uvini para o centro.

Se o Caxias teve a melhor das notícias logo no início da primeira etapa, a situação foi contrária na volta do intervalo. Após amarelar o volante Moacir por entrada dura em Villasanti, o árbitro Anderson Daronco foi chamado no VAR para revisar o lance e optou por trocar as cores do cartão, expulsando o jogador grená. Com um a menos, o técnico Thiago Carvalho promoveu mudanças para organizar a defesa e acabou fechando o time. 

O Grêmio passou a jogar sem ser incomodado, trocando passes na intermediária de forma confortável. Ainda assim, o time sequer conseguia criar oportunidades: durante os primeiros 20 minutos de superioridade numérica, o time de Renato finalizou apenas uma vez.

As oportunidades concretas do segundo tempo vieram apenas depois 40 minutos. Na primeira, o goleiro Bruno fez nova sequência de boas defesas na batida de longe de Lucas Silva e no chute queima-roupa de Suárez no rebote. Mas a verdadeira chance da virada caiu na cabeça de Vina, que aos 45′, desperdiçou o cabeceio em cruzamento do centroavante uruguaio.

Com o resultado, nenhuma das equipes entrará em campo com vantagem na segunda partida. O segundo jogo da decisão ocorre no próximo sábado (08), às 16h30min, na Arena.

Ficha técnica

Caxias: Bruno, Marcelo Ferreira, Dirceu, Fernando Fonseca, Dudu Mandai, Marlon, Moacir, Peninha (Adriel), Diego Rosa (Ricardo Lima), Jean Dias (Yago), Eron (Marcão).

Grêmio: Adriel, João Pedro (Everton Galdino), Bruno Uvini, Bruno Alves, Reinaldo, Villasanti (Gustavinho), Lucas Silva, Cristaldo (Zinho), Bitello, Vina, Suárez.