Ayrton Senna é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro nesta quarta-feira (26)
(Crédito: Reprodução/AYRTON SENNA: O Último Ídolo do Brasil)

O ídolo brasileiro Ayrton Senna da Silva foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro  nesta quarta-feira (26). A honraria foi dada ao tricampeão mundial de Fórmula 1 através da Lei 14.559/2023, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

A homenagem tem origem no projeto de lei (2.793/2019) do deputado Filipe Barros (PL-PR). A matéria foi aprovada em 29 de março , no Plenário do Senado, com relatório apresentado à Comissão de Educação (CE) pelo então senador Dário Berger .

Para justificar a concessão do título ao piloto, o parlamentar destacou a atuação esportiva de Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

“Ayrton Senna estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte. Foi incansável na busca de ultrapassar seus próprios limites, sendo responsável por alguns dos momentos mais marcantes na memória do torcedor brasileiro”, declarou Filipe Barros.

Ayrton Senna representava a esperança do povo, diz Berger

No relatório, Berger destacou que Senna foi um ídolo nacional. Além disso citou pesquisas de opinião que reconhecem o piloto como “um herói nacional e um dos grandes esportistas da nossa história”. 

“No auge de sua atuação, representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E em cada conquista, fazia questão de demonstrar seu orgulho de ser brasileiro”, relatou Berger.

Piloto foi um dos maiores ídolos brasileiros

Ayrton Senna foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Ele é celebrado e respeitado como um dos maiores talentos que o esporte já viu.

Nasceu em São Paulo em 1960 e morreu em 1º de maio de 1994, em um grave acidente pilotando um carro da equipe inglesa Williams. Senna colidiu com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino.

Ayrton Senna conquistou o último título brasileiro de Fórmula 1

Em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna conquistou o tricampeonato mundial de Fórmula 1. Na última corrida da temporada, no GP de Suzuka, no Japão, Senna cruzou a linha de chegada em segundo lugar, após 53 voltas. A conquista marcou o último título do Brasil na categoria. Confira os melhores momentos da última corrida: