Zagueiro do Ypiranga é alvo de injúria racial no Centenário

Foto: Divulgação/Ypiranga

O jogo entre Caxias e Ypiranga, na tarde do último sábado (4) foi marcado por mais um caso de injúria racial dentro do futebol. Durante a partida no estádio Centenário, na Serra gaúcha, um torcedor do Caxias proferiu palavras de cunho racista ao zagueiro Windson, do Ypiranga. O homem foi retirado do estádio e um boletim de ocorrência foi registrado.

Tu viu?

São José e Ypiranga conhecem seu confrontos na Série C do Brasileirão de 2023
Com os gaúchos no Grupo 8, tabela da Série D do Brasileirão 2023 é divulgada

A denúncia aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando as equipes empatavam em 0 a 0. Ao ouvir as palavras vindas do torcedor, o banco de reservas da equipe de Erechim imediatamente chamou o árbitro Roger Goulart, que paralisou a partida. Identificado, o homem foi retirado do setor social acompanhado por seguranças do clube. Um boletim de ocorrência foi registrado. 

Após o jogo, Marcão, massagista do Ypiranga, que fez a denúncia ao árbitro, preferiu não falar sobre o caso. O clube se manifestou através de uma nota e afirmou estar prestando todo o suporte ao zagueiro Windson.

O Ypiranga Futebol Clube vem por meio deste manifestar seu repúdio às palavras racistas direcionadas ao atleta Windson, por um torcedor do S.E.R. Caxias, no confronto de hoje, no Estádio Centenário. O indivíduo foi reconhecido por um membro da comissão técnica do Ypiranga e conduzido a Delegacia para prestar esclarecimentos. O Ypiranga F. C. se solidariza com o atleta e está prestando toda a assistência ao profissional. Que atos como este jamais voltem a ocorrer“, diz a nota.

Ainda durante a partida, o Caxias divulgou uma nota, afirmando que o torcedor foi levado às autoridades para prestar os esclarecimentos. O clube grená ainda afirmou que prestará todo o time de informações às autoridades. 

A S.E.R. Caxias esclarece que diante dos acontecimentos no 1° tempo do jogo diante do Ypiranga, após denúncia de ofensa por parte de um integrante da Comissão Técnica do Ypiranga, o torcedor foi identificado e levado para as autoridades. O indivíduo foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. O Caxias prestará todo tipo de informações as autoridades para que o tal ato seja esclarecido”, declarou o clube em nota. 

Segundo registro no Gauchão

O caso registrado neste final de semana não foi o primeiro durante o Campeonato Gaúcho. No dia 16 de fevereiro, outro caso de injúria racial foi registrado durante a partida entre Novo Hamburgo e Caxias, no Estádio do Vale. Na ocasião, um torcedor do time da casa teria proferido ofensas ao banco grená. Na oportunidade, ambos os clubes se manifestaram.